Estabelecimentos de Socorro são selecionados no projeto Rota Gastronômica, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Nem só de atividades de aventura vive a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. A gastronomia também é um destaque na região e o projeto Rota Gastronômica, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, acaba de reiterar isso. Dois estabelecimentos – Rancho Pompeia e Armazém da Terra - estão entre os 30 destinos gastronômicos do estado de São Paulo. Em abril haverá outra seleção que definirá 15 melhores locais.

A aposta é de uma gastronomia como importante instrumento de fomento do turismo e desenvolvimento econômico. O projeto retrata o caminho percorrido pelos produtos da terra ao longo das estradas até chegar à mesa. Neste processo, valoriza-se produtos, pratos, culinária, chefs, cozinheiros e a gastronomia paulista.         

Os estabelecimentos precisaram estar de acordo com critérios como características regionais, singularidade dos produtos ofertados, relação com a cultura e história local, autenticidade, estrutura e capacidade de atendimento ao público e potencial de atração de turistas.         

No Rancho Pompeia o destaque é o Café Caipira, “aquela” mesa farta na varanda, cheia de guloseimas feitas com amor e capricho. A propriedade rural e familiar produz doces, geleias, pães, biscoitos e queijo. Todos inclusos neste Café servido aos sábados, domingos e feriados com agendamento, que ao todo oferece mais de 20 itens. Os ovos das galinhas criadas lá são usados em deliciosos bolos e ovos mexidos, por exemplo. Os queijos preparados lá são servidos com fartura e com geleias feitas com frutas selecionadas, sem adição de corantes ou conservantes. As frutas colhidas também acompanham o iogurte, granola e mel das abelhas do rancho.

Focado no resgate das tradições, o objetivo do Rancho Pompeia é resgatar receitas e fazer lembrar aquele sabor da casa da vó, com o bolinho de chuva, bolo de maçã com canela e cuca de maçã e de banana, por exemplo. Tudo isso com muita prosa, claro, em uma aconchegante casa estilo colonial. “Ter o Rancho Pompéia selecionado entre os 30 destinos gastronômicos do estado de São Paulo é uma honra. Estamos há mais de 20 anos dedicando e acreditando no resgate de tradições e no turismo rural. As pessoas têm procurado estar mais em contato com a natureza, consumindo coisas saudáveis, com manejos sustentáveis. Sempre acreditei nesta proposta e esse reconhecimento para mim é uma vitória”, diz animada Marcia Meneguelli, à frente da propriedade junto com o marido Flavio.

Nem um ano na cidade e o restaurante e empório Armazém da Terra já se destaca entre os demais. Com muita personalidade e estilo próprio é um dos locais mais charmosos. Vale curtir cada detalhe da decoração. A proposta do local é valorizar os produtos da terra e oferece aos moradores e turistas deliciosas experiências. Chamou a atenção do projeto, a Moqueca de Tilápia, que recebe um toque especial: a tilápia para valorizar o produto local. É acompanhada de arroz e pimenta para dar mais identidade ao prato.

Rejane Prado - nascida em Minas Gerais, mas em São Paulo mais de 25 anos - trouxe para a cidade um pouco da cultura mineira e uniu produtos das duas regiões para proporcionar sabores únicos. “Valorizar os produtos locais faz parte do nosso propósito. Estamos no Rio do Peixe então surgiu a ideia da moqueca com um peixe local. O segredo do nosso prato está no preparo, na harmonia de sabores, na leveza. Uma pitada de amor e a ousadia da nossa chef Giovana Jabur dão o toque especial na Moqueca de Tilápia”, afirma a proprietária do Armazém da Terra. “Nada se constrói sozinho, a determinação e comprometimento da minha equipe é que nos permitiu, mesmo sendo um restaurante novo, ser indicado para participar da Rota Gastronomia do Estado de São Paulo”, completa.

A dica é saborear estas delícias sem pressa. Aliás, neste ritmo de apreciação, Socorro acaba de ganhar o título de a primeira Cittaslow do Brasil (e a segunda da América Latina). O conceito é fazer tudo com tranquilidade, aproveitando cada momento, cada experiência.

A cidade paulista foi qualificada após criteriosa análise de 72 indicadores pela Secretaria Geral da Cittaslow, todos eles relacionados às Políticas energéticas e ambientais (parques e áreas verdes, energias renováveis, transportes, reciclagem, etc), Políticas de infraestrutura (mobilidade alternativa, ciclovias, mobiliário urbano, etc), Políticas de qualidade de vida urbana (requalificação e reaproveitamento de áreas marginais, rede de cabos da cidade - fibra ótica, wireless -, etc), Políticas agrícolas, turísticas e artesanais (proibir o uso de OGM na agricultura, valorizar as técnicas de trabalho e artesanato tradicional, etc), Políticas de acolhimento, sensibilização e formação (sensibilização dos operadores e comerciantes - transparência das ofertas e preços praticados, visibilidade clara dos tarifários -, etc), Coesão social (integração de pessoas com deficiência, pobreza, minorias discriminadas, etc) e Parcerias (colaboração com outras organizações, etc).

O processo se estendeu por quase um ano e envolveu as várias secretarias da Prefeitura, organizações da sociedade civil organizada, entidades empresariais e a consultoria Unipool Inovação. Como cidade pioneira no Brasil, Socorro se torna embaixadora da rede no país e atua como promotora e conselheira dos municípios que desejarem se tornar membros da Cittaslow, uma associação sem fins lucrativos fundada em 1999 na região da Toscana, Itália.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom". #descubraSocorro – www.socorro.tur.br

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Publicado às 9h19

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbm