Roteiro Caminhos da Roça fortalece o turismo rural de Socorro

Com mais de 1300 km de caminhos rurais e 192 anos de história, a Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo - preserva a cultura da roça e da agropecuária, herança da fase áurea do café, que se tornou um dos grandes atrativos para turistas. Repleto de vivências e belezas naturais, o turismo rural da cidade é um excelente motivo para organizar uma viagem e comemorar o Dia Mundial do Campo, em 10 de maio.

Para facilitar, Socorro tem o roteiro "Caminhos da Roça", com dois dias de experiências únicas em fazendas e propriedades rurais, que irão despertar boas lembranças, promover lazer e estimular o contato com a natureza. Degustações de produtos e bebidas - inclusive orgânicos -, comidas típicas, apreciação do pôr do sol e visita a cafezal representam a vida no campo são parte do itinerário.

A sugestão é começar o primeiro dia de passeio em Socorro com um delicioso cheirinho de café na Fazenda 7 Senhoras. Nela, se conhece a plantação, terreiro e o processo de beneficiamento do café, conduzido por um guia que apresenta a história da fazenda e do trabalho no pós-colheita, que compreende a etapa da via úmida, terreiro, secadores, bem como a unidade de beneficiamento e seleção de grãos. A visitação termina na cafeteria, onde um barista demonstra alguns métodos de preparo de café, descreve as principais características e oferece para degustação.

Já o Alambique Pioneira oferece tour gratuito. Em cerca de 40 minutos, o visitante acompanha a história do local e todos os processos de produção - desde o plantio de cana até o produto final - e curiosidades da fabricação de cachaça e licores. Fabricam também rapadura, açúcar mascavo e melado. A degustação com certeza aguçará os paladares para a compra dos produtos da loja, com decoração peculiar.

O dia termina com a contemplação do pôr do sol e da imensidão do vale e das montanhas da Serra da Mantiqueira na Pedra Bela Vista. Uma das vivências mais concorridas de lá, e da cidade, é o Pan de Palo. A receita peruana foi ambientada em um dos pontos mais altos de Socorro, em meio à natureza. A massa do pão é colocada em uma haste de madeira para possibilitar que a pessoa asse na brasa da fogueira. Depois disso, se escolhe entre cerca de nove sabores - que podem variar - para rechear o pão. O resultado é delicioso, e o bate papo com risadas e histórias em torno da fogueira valorizam o cenário.

Que tal começar o segundo dia com um delicioso café da manhã no Rancho Pompéia? "Aquela" mesa farta na varanda, cheia de guloseimas feitas com amor e capricho, com certeza remeterão a muitas lembranças da infância. A propriedade rural e familiar produz doces, geleias, pães, biscoitos e queijo. Todos inclusos no café caipira, que ao todo oferece mais de 20 itens. Dedicado ao resgate das tradições, o objetivo é fazer lembrar aquele sabor da casa da vó, com o bolinho de chuva, bolo de maçã com canela e cuca de maçã e de banana, por exemplo. Tudo isso com muita prosa, claro, em uma aconchegante casa estilo colonial de fazenda.

A rota também pode passar no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, que oferece um animado passeio, com visitação aos animais na fazendinha, ordenha da vaca, visita à casa caipira - um verdadeiro museu rural -, degustação de delícias da roça, almoço e uma aula sobre sustentabilidade e acessibilidade, que fazem parte da política interna e estão presentes em todas as ações da propriedade.

Informações sobre todos os estabelecimentos participantes do roteiro “Caminhos da Roça” e agendamento pode ser feito pelos sites https://socorro.tur.br/roteiro-rural-caminhos-da-roca/ ou www.proximaventura.com.br/pacote/roteiro-rural-caminhos-da-roca . O itinerário é completamente adaptável.  

Outros locais na cidade também são ótimas opções de turismo rural como o Centro de Lazer Pitauá, Rancho Margarida e Sabores do Currupira. Quem gosta do clima do campo, vai gostar de se hospedar em um dos hotéis fazenda da cidade: 7 Belo, Colina dos Sonhos, Floresta do Lago, Parque dos Sonhos, Portal do Sol e Village Montana

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom".  Saiba mais: www.socorro.tur.br 

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Com informações de VGCom

Publicado às 7h03

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br