Comitiva do Ministério da Agricultura da França esteve em Serra Negra

Nesta semana, a Fazenda Nata da Serra, recebeu um grupo do Ministério da Agricultura da França, que está no Brasil para uma cooperação técnica com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

O grupo está visitando propriedades que produzem leite, com intuito de melhorar esse tipo de produção", Das propriedades visitadas, a única que trabalha com o orgânico é a Nata da Serra. Tivemos uma possibilidade de troca de experiências. Existe a possibilidade de visitarmos as propriedades francesas, para melhorarmos ainda mais a qualidade da produção de queijos”, explicou Ricardo Schiavianato, da Nata da Serra.

A Nata da Serra, no Bairro da Serra está localizada, em meio à uma paisagem de ambiente conservado com Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal e reflorestamento de topo de morros, que ocupa 45% da área da propriedade, onde está instalado o laticínio. A propriedade iniciou as atividades em 1988, dando início a um trabalho com gado leiteiro, com o cruzamento entre três raças: Holandesa, Jersey e Gir leiteiro; e, na década de 1990, fez a transição para o sistema orgânico de produção, com apoio de extensionistas da SAA.

Em uma roda de conversa, os especialistas franceses conheceram a metodologia e o processo da produção orgânica de leite e derivados (queijo, iogurte e requeijão) – sendo que o queijo Nata da Serra foi o primeiro a receber a certificação orgânica no Brasil – adotados na Fazenda, o sistema de certificação participativo, bem como o amplo trabalho de educação ambiental realizado por meio de projeto de turismo rural, em que os visitantes têm aula de educação ambiental, com conhecimento sobre agricultura ecológica; bem como sobre o de turismo educativo, a partir do qual as escolas podem desenvolver conteúdos e projetos associados às diversas disciplinas de seus planos de ensino, para conscientização sobre a importância do consumo de alimentos orgânicos e a necessidade de se conservarem o meio ambiente e o ecossistema.

Visitas também aconteceram na região

Em Amparo, o grupo visitou a Fazenda Atalaia, construção datada de 1870, que se destaca como um exemplar da história, arquitetura e cultura do auge da cafeicultura paulista.

Recepcionado pelo produtor e proprietário Paulo Matta, conheceram detalhes da pecuária leiteira e criação de vacas de raça holandesa para a produção de queijos especiais, como o Tulha (fabricado a partir de uma massa cozida com leite de vaca tipo A, com baixo teor de gordura e três tipos de maturação ? 8, 12, e 18 meses, na antiga tulha de café), que, em 2016, foi o primeiro produto brasileiro premiado com uma medalha de ouro no World Cheese Awards, realizado em San Sebastian, na Espanha. 

Em uma visita monitorada pelo mestre queijeiro da Fazenda, conheceram detalhes da fabricação, maturação, bem como os locais de armazenamento dos queijos, que, segundo Paulo da Matta, não são tratados como produtos, mas presentes da sua família, que engloba 70 funcionários, para os consumidores. Além da visita, o grupo participou de uma degustação de queijos especiais, de um almoço e uma “aula de história” da propriedade, que está sendo restaurada para continuar sendo fonte de produção sustentável, conservação do meio ambiente e ponto cultural.

Na Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, o grupo visitou o Laticínio MontSul. Recepcionada pelo produtor e proprietário Bruno de Oliveira Gonçalves, a delegação conheceu um pouco da história de perseverança da família na pecuária leiteira, apesar das adversidades do segmento, e o investimento feito em tecnologia, qualidade, parceria com produtores regionais (para aquisição de leite de qualidade, além da produção própria). Também visitaram as instalações da usina e observaram o controle de Boas Práticas de fabricação de leite integral, iogurte e queijos Minas Frescal e Minas Padrão, na planta que atende todas as exigências higiênico-sanitárias, sendo inspecionada periodicamente pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo (SISP).

Publicado às 16h42

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br