Além do turismo de compras, Jacutinga (MG) oferece também opções de passeio e diversão

Jacutinga, localizada no sul de Minas, é conhecida nacionalmente pela tradição da confecção de malhas e do crochê. A partir do mês de março, a cidade começa a receber visitantes que se preparam para renovar seus guarda roupas para o friozinho do inverno e também lojistas de todo Brasil que procuram abastecer seus estoques com novidades e qualidade dos produtos jacutinguenses.

E novidades é o que não falta, já que a cidade possui atualmente um parque têxtil com aproximadamente 1.300 fábricas em funcionamento e cerca de 750 lojas que atendem atacado e varejo e que proporcionam muita diversidade de modelos, focadas de forma intensa, no conceito de agregar cada vez mais qualidade e design aos produtos.

Jacutinga é referência nacional e até internacional no segmento e atualmente exporta para mais de 30 países, sendo ainda um dos maiores exportadores de vestuário do estado de Minas Gerais, com aproximadamente 40% do total.

Além do turismo de compras, que tem como maior evento a Fest Malhas, que será realizada de 16 de junho a 03 de julho, este ano, a cidade também realizará outros eventos, como o encontro de motoqueiros “Acelerando para a Vida” (Harley Davidson) nos dias 30 e 31 de julho; O tradicional Rock in Lago, previsto para ocorrer entre os dias 19 a 21 de agosto; e o Jacutinga Rodeio Fest, de 15 a 18 de setembro - época que também se comemora o aniversário da cidade (16 de setembro).

A cidade possui também diversos pontos turísticos que podem ser visitados o ano todo. Confira:

Igreja Matriz de Santo Antônio: A construção é uma das mais antigas do município. Suas obras de artes a tornam ainda mais valiosa. Como por exemplo, o relógio, fabricado em Jacutinga por Lourenço Fernandes, ou o entalhe na porta principal, feito por João Pinheiro de Oliveira Pires. Seguindo para seu interior, encontram-se vitrais, murais e telas, com destaque para as cópias feitas pelo artista Antônio Volponi, tiradas de cartões do renomado pintor alemão Fugel, que segue o estilo expressionista, e do pintor italiano Fra Bartolomeo.

Lago: O Lago Municipal ou Parque Primo Raphaelli é um dos lugares mais visitados pelos turistas que chegam a Jacutinga. O local é propício para uma boa caminhada na pista de cooper ou até pedalar na pista de bicicleta. O Parque conta ainda com uma infraestrutura para festas, um centro de lazer para crianças e academia ao ar livre, campo de bocha, pista de skate, quadras esportivas, além de quiosque.

Pico da Forquilha: Localizado a 7 Km do centro da cidade, o Pico da Forquilha destaca-se por sua paisagem natural e características geográficas. Do alto de seus 1.200 metros de altitude, os visitantes se deparam com uma bela vista panorâmica da região. Do alto é possível avistar algumas cidades do Estado de São Paulo, já que o município de Jacutinga faz divisas com os municípios paulistas de Espírito Santo do Pinhal, Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Águas de Lindóia. O Pico da Forquilha oferece trilhas que são boas opções para os ecoturistas. Durante a noite, muitos visitantes acampam no pico para desfrutarem da beleza do céu.

Praça dos Expedicionários: Apesar de pequena, a praça possui um mosaico dedicado aos soldados de Jacutinga que combateram na Segunda Guerra mundial. Este mosaico é de autoria do Cônego Sebastião Carvalho Vieira.

Praça Matriz ou Praça Francisco Rubim: Com seu bonito coreto e jardins, a Praça da Matriz é um ponto de referência da cidade. Nos fins de semana é frequentada por jovens. A praça também é cercada por lojas de roupas em linhas e malhas, além de lanchonetes, cafés e sorveterias.

Antiga Estação Ferroviária: A estação de Jacutinga foi inaugurada em 1897. Em 1918 recebeu o nome de Silviano Brandão. Antes de a estação ser ligada à Rede Mogiana, o que somente ocorreu em agosto de 1898 com a entrega da estação de Sapucaí (distrito de Jacutinga) as cargas eram transportadas até Eleutério (no estado de São Paulo) por 3 km em “carros e tropas”. A estação também teve um importante papel na Revolução de 1932.

Tirolesa: Uma das maiores tirolesas de Minas Gerais com quase um quilômetro de extensão está em Jacutinga. Localizada no bairro Bom Café, o espaço tem um restaurante e uma vista incrível, especialmente no pôr-do-sol. A aventura emocionante percorre nada menos do que 120 km/h. Os passeios precisam ser agendados e tem um valor por pessoa.

Portais: Os portais da cidade foram construídos no ano de 2012. Em cada um deles, existe um monumento feito à base de cimento e ferro, de cerca de 4 metros e pesando 600 quilos. Trata-se de uma réplica da ave Jacutinga (animal que deu origem ao nome do município). Seu escultor e autor é Pedro Pedreira, um índio de Caldas Novas (GO), que faz trabalhos artesanais desde os oito anos de idade, quando ainda morava em sua aldeia. As estátuas não custaram nada para a cidade, pois trata-se de uma doação de Pedro e do senhor Roberto Rohr, empresário de Jacutinga.

Trilhas e passeios: Aos amantes de trilhas e cachoeiras, é possível entrar em contato com a Natventure Ecoturismo, que organiza estes roteiros, inclusive com formatação de pacotes para férias, feriados e finais de semana. 

Crédito das fotos: ACIJA / Divulgação

Publicado às 6h57

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br