Inscrições abertas para bares, restaurantes e similares participarem do Festival Ecogastronômico de Socorro

A Secretaria de Turismo juntamente com o COMTUR decidiu ressignificar o Festival Gastronômico. Com esse pensamento, aliado às tendências de mercado, e fazendo uso do título de “1º Cidade do Bem Viver do Brasil”.

“A proposta segue na linha da valorização dos produtos e dos produtores locais, que são a base da Ecogastronomia. Recentemente, a Secretaria de Turismo promoveu capacitações online e presenciais para que as empresas da cidade, produtores rurais e artesãos pudessem entender o conceito e as diversas aplicabilidades do movimento “Slow Food” na prática, introduzindo-os em seus negócios, possibilitando um alinhamento com a certificação Cittaslow”- comenta a secretária de Turismo, Ana Monteiro.”

O Festival Ecogastronômico 2022 será realizado durante todo o mês de Outubro e cada participante poderá escolher o dia da semana em que servirá o prato a ser criado, especialmente para esta edição.

QUEM PODE PARTICIPAR:

Restaurantes, bares ou similares devidamente regularizados na Prefeitura Municipal da Estância de Socorro e que possuam potencial para receber munícipes, visitantes e turistas.

INSCRIÇÕES:

Caberá a cada empresa interessada em participar, sinalizar à Secretaria Municipal de Turismo até dia 12 de Agosto de 2022, através do whatsapp, e-mail ou telefone, tendo a responsabilidade de cumprir com os requisitos necessários de participação e assinando o Termo de Responsabilidade de Participação.

TEMA:

O tema definido para a edição de 2022 será a Ecogastronimia, através de um ingrediente especifico que será definido em reunião, juntamente com todos os participantes.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

Ter empresa devidamente constituída, com as documentações em dia na Prefeitura Municipal de Socorro, estar inserido no Inventário Turístico da Secretaria Municipal de Turismo, possuir CADASTUR vigente e assinar o termo de participação no evento.

RESPONSABILIDADES DOS EMPREENDIMENTOS:

A empresa deverá desenvolver um prato com o ingrediente escolhido e deverá passar as informações do mesmo em data a ser combinada. As informações deverão ser enviadas para a Secretaria de Turismo com: NOME DO PRATO, DESCRIÇÃO, VALOR, DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO.

Cada estabelecimento ficará responsável por determinar os dias em que o prato será servido e que estará disponível para ser degustado.

TENDÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PRATOS:

Na hora de desenvolver o prato é importante se basear nas principais tendências de mercado, tais como:

Comida Fitness: comida saudável;

Food Experience: muito mais que um prato servido, esse conceito engloba inúmeros outros aspectos, como o ambiente, o clima e as diversas sensações provocadas no cliente;

Comfort Food: a criação de comidas caseiras incríveis ajudam a relembrar a “comida de vó” e a “comida de mãe” e trazem muitas memórias e lembranças afetivas;

Slowfood: estabelece conexões entre aquilo que comemos, a saúde das pessoas e do planeta. A comida precisa ser significativa, ser fonte de prazer e comprometida com a responsabilidade socioambiental. Nessa perspectiva o Slow Food cunhou os termos: Ecogastronomia; alimentos orgânicos; restrições alimentares sem glúten; sem lactose; sem açúcar; comida vegetariana e vegana; ambientes instagramáveis e pratos bem montados.

Para mais informações:

WHATSAPP: (19) 97111-0889

E-MAIL: turismo@socorro.sp.gov.br

TELEFONE: (19) 3895-8005

Publicado às 10h44

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br