Guia para iniciantes: o que é DeFi?

O mercado de finanças descentralizadas (DeFi) tem se tornando um grande promotor do mundo das criptomoedas, alcançando cada vez mais pessoas com sua descentralização e proporcionando a liberdade financeira que muitos estão buscando. 


As finanças descentralizadas estão relacionadas com os serviços similares aos oferecidos pelo sistema financeiro tradicional, como a modalidade de empréstimos. Porém, as DeFi funcionam de forma descentralizada, ou seja, que funciona de forma independente sem a necessidade de intermediários, enquanto mantém a privacidade, segurança e transparência.


Neste guia para iniciantes, você vai saber mais sobre as DeFi e seu potencial de uso.


O que é DeFi


DeFi é a sigla para finanças descentralizadas, o nome dado para um conjunto de serviços e produtos financeiros, como empréstimos, transferências e sistemas de pagamentos que rodam de forma descentralizada. 


Isso significa que as soluções desenvolvidas no protocolo DeFi não são controladas por intermediários, como bancos ou outras instituições financeiras. As finanças descentralizadas trazem liberdade para todos os usuários. 


São executadas e descritas por algoritmos e contratos inteligentes (smart contracts), que podem ser programados muitas vezes na rede Ethereum, já que o ecossistema permite criar serviços financeiros de código aberto com mais transparência.


Como funciona as DeFi


As finanças descentralizadas podem ser entendidas como um serviço financeiro, mas oferecido de forma descentralizada, onde as pessoas podem fazer empréstimos e transferência de criptomoedas, hipotecas, etc, através da tecnologia blockchain.


Algumas aplicações das finanças descentralizadas envolvem as exchanges descentralizadas (DEXs) que são como as corretoras, porém não são controladas por nenhuma empresa ou instituição; As DEXs são plataformas DeFi onde os usuários conseguem fazer empréstimos em criptomoedas, incluindo as stablecoins, que são moedas com valor estável e podem servir como moeda de base para as aplicações DeFi


O valor total bloqueado em finanças descentralizadas chegou em janeiro de 2022 a US$93 bilhões, segundo o site DeFi Pulse. Tendo crescido consideravelmente e sendo a busca de muitos para gerar renda passiva com criptomoedas. 


Além disso, as vantagens das finanças descentralizadas são inúmeras, como por exemplo a praticidade, pois não há intermediários entre as transações; acessibilidade por aplicações de empréstimos; rendimentos que podem fazer o usuário ter uma renda passiva e o anonimato. 


Tokens DeFi


Alguns tokens DeFi estão sendo destaque no mercado, muitos pela valorização ou pela proposta do projeto que traz melhorias para o mercado cripto. Como o caso da Terra (LUNA), que faz parte da plataforma de contratos inteligentes que usa stablecoins atreladas a moedas fiduciárias para alimentar sistemas de pagamentos globais com preços estáveis. 


Outros tokens de finanças descentralizadas são: Dai (DAI), Avalanche (AVAX), Chainlink (LINK), Uniswap (UNI), Theta Network (THETA), PancakeSwap (CAKE), entre outros. Há uma diversidade de projetos que podem ser conferidos pelo site CoinMarketCap


O token Uniswap é nativo da exchange descentralizada (DEX), que facilita a negociação automatizada de tokens das finanças descentralizadas.


Como ganhar dinheiro com DeFi


Existem algumas formas de gerar renda passiva e consequentemente ganhar dinheiro através das finanças descentralizadas. Uma delas é por meio da compra dos tokens nativos de plataformas DeFis, assim o usuário consegue deter o token e ter a participação das votações que decidem sobre as atualizações e outras mudanças no protocolo. 


Outra forma de conseguir obter uma renda passiva com as finanças descentralizadas é realizar Staking dos tokens DeFi, onde o usuário deixa as criptomoedas travadas na plataforma, sem poder movimentar, para receber recompensa pela validação de operações.


Basicamente o modo Staking é quando os investidores fazem um “empréstimo” das suas criptomoedas, em troca, recebem os “juros” daquele empréstimo, que seria a forma de obter dinheiro com as finanças descentralizadas. 


Como investir em tokens DeFi 


Há diversas formas de investir em tokens DeFi e nas finanças descentralizadas, algumas delas são negociando os tokens de exchanges descentralizadas, como o exemplo da Uniswap, uma DEX em que os usuários podem negociar o token em outras plataformas. 


Os tokens de DeFi também são listados em outras exchanges para facilitar a transação para o usuário que está entrando agora no mercado. Na Binance, por exemplo, é possível encontrar criptomoedas do metaverso, jogos play-to-earn e inclusive tokens ligados a projetos DeFi.


Também é possível investir em finanças descentralizadas através de  produtos que aplicam recursos em DeFi. Além dos empréstimos que são realizados por meio dos contratos inteligentes (smart contracts) onde o usuário pode deixar seus tokens para gerar liquidez ou emprestar as criptomoedas para outros usuários para obter renda passiva. 


As finanças descentralizadas possibilitam taxas mais baixas do que são praticadas por bancos ou outras instituições, com aplicações que não são controladas por nenhum governo ou outra instituição, afinal, o serviço é descentralizado, e essa é uma das grandes características que fez o mercado DeFi crescer consideravelmente nos últimos anos.


Publicado às 10h06


Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br