Maria Portela e Maria Suelen são campeãs e Brasil lidera quadro geral de medalhas do Pan de Judô

As brasileiras Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) sagraram-se campeãs pan-americanas de judô, neste domingo, 22, em Guadalajara, México, e ajudaram a colocar o Brasil no primeiro lugar geral do quadro de medalhas do Campeonato Pan-Americano Sênior 2020. Outros seis judocas foram ao pódio no último dia de disputas individuais e o país fechou a competição com 14 medalhas: quatro ouros, seis pratas e quatro bronzes. O Canadá ficou em segundo, com quatro ouros e três bronzes. 

Além de Suelen, Portela e Beatriz Souza (+78kg), que perdeu a final do pesado feminino para sua compatriota, o Brasil conseguiu ter 100% de classificação às finais também no masculino, com representantes em todas as categorias disputadas neste sábado. Eduardo Yudy (81kg), Rafael Macedo (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg) ficaram com a prata, assim como Rafael Silva “Baby” (+100kg), que sentiu lesão muscular na coxa e não lutou a final.  

David Moura (+100kg) ficou com um dos bronzes do pesado fazendo a dobradinha no pódio com Baby. Leonardo Gonçalves (100kg), que perdeu a semifinal para Buzacarini, não passou por Robert Florentino (DOM) na luta pelo bronze e terminou em quinto lugar.  

Na sexta, o judô brasileiro já havia ido ao pódio com Eric Takabatake (ouro), Daniel Cargnin (ouro), Eduardo Katsuhiro (prata), Larissa Pimenta (bronze), Jéssica Pereira (bronze) e Ketleyn Quadros (63kg). Eleudis Valentim (52kg) também lutou na sexta-feira, e ficou em 7º lugar.  

O bom desempenho nas chaves individuais traz motivação para os judocas buscarem mais um pódio na competição por equipes mistas deste domingo, 22, último compromisso da seleção brasileira de judô em 2020. Os combates começarão às 13h (horário de Brasília) e serão transmitidos ao vivo pelo site live.panamjudo.org. A equipe brasileira estreará contra o México, na semifinal. Se passar, disputará o ouro com o vencedor do confronto entre Cuba e Peru.  

Confira abaixo os resultados finais do Brasil no Pan-Americano de Guadalajara: 

OURO

Eric Takabatake (60KG)

Daniel Cargnin (66KG)

Maria Portela (70kg)

Maria Suelen Altheman (+78kg)

PRATA

Eduardo Katsuhiro (73KG)

Beatriz Souza (+78kg)

Eduardo Yudy (81kg)

Rafael Macedo (90kg)

Rafael Buzacarini (100kg)

Rafael Silva “Baby” (+100kg)

BRONZE

Larissa Pimenta (bronze)

Jéssica Pereira (bronze)

Ketleyn Quadros (63kg)

David Moura (+100kg)

5º LUGAR

Leonardo Gonçalves (100kg)

7º LUGAR

Eleudis Valentim (52kg)

Com informações da Confederação Brasileira de Judô

Publicado às 11h13

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro