Número de residências com energia solar na Região Metropolitana de Campinas dobra em um ano

O número de residências com sistemas de energia solar nas 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) saltou de 1.962 para 3.875 em apenas um ano, o que representa um crescimento de cerca de 98%. Os dados são de levantamento realizado pela empresa Célula Energia, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O crescimento acelerado do setor nos últimos 12 meses surge como reflexo da alta nos valores de conta de luz, causada pela crise hídrica enfrentada desde 2020, e da tendência de conscientização quanto aos problemas ambientais causados pelo efeito estufa.

O avanço também faz jus aos dados apresentados no Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030), divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 2020. Conforme o relatório, haverá crescimento de micro e minigeração distribuída (MMGD) no Brasil, com uma das projeções indicando investimentos em capacidade instalada na ordem de R$ 70 bilhões até 2030.

Valores acessíveis

O engenheiro e fundador da empresa Célula Energia, William Cambuhi de Oliveira, ressalta que o uso de sistemas de energia fotovoltaica pode reduzir em até 95% o valor das contas de luz. 

“O investimento para instalação da tecnologia pode ser recuperado em cerca de quatro anos. A tendência neste setor é de crescimento porque a relação custo x benefício é inquestionável. Os valores também são mais acessíveis atualmente e existem, inclusive, diversas formas de financiamento para projetos deste tipo”, afirma.

Além das questões financeiras, William aponta a preocupação com o meio ambiente como um dos principais fatores que impulsionaram o crescimento do setor.

“A pandemia gerou impactos em diversos setores da sociedade. A desaceleração da atividade humana trouxe à tona os diversos prejuízos que causamos ao meio ambiente e acredito que isso tenha despertado a busca por fontes de energias renováveis. Além de diminuir a emissão de CO?, a utilização de energia solar resulta em economia dos recursos hídricos”, ressalta.

Especializada em educação voltada a energia solar e parceira das principais empresas do ramo, a Célula Energia realiza treinamentos e capacitações para profissionais interessados em atuar no setor

Crescimento

A tendência de crescimento do setor na RMC pode ser vista na análise de dados da Aneel dos últimos cinco anos. Em 2017, apenas 577 residências tinham sistemas de energia solar instalados. Em 2018, esse número aumentou para 639 (aumento de 10%). Em 2019, chegou a 1.258 (96%). Em 2020, 1.962 (55%). E em 2021, o número de residenciais chegou a 3.875.

“Apesar de ser um número pequeno diante do universo de residenciais existentes nas 20 cidades, os dados mostram uma tendência de crescimento acelerada, o que pode ser visto de forma extremamente positiva para o mercado de energia solar e, principalmente, para o meio ambiente”, ressalta William.

Publicado às 9h29

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br