Maratona Novembro Azul de Amparo disponibiliza mil testes rápidos de câncer de próstata

Nos sábados dos dias 19 e 26 de novembro, a Secretaria de Saúde de Amparo realizará a Maratona Novembro Azul, pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata. Serão disponibilizados das 9h às 15h, em ambos os dias, auto testes PSA para homens com 40 anos ou mais para identificar alterações na próstata. Os eventos serão concentrados na Praça Pádua Salles, centro da cidade, e a expectativa é de atingir mil homens com as ações.

O teste rápido de PSA é um teste que identifica, rapidamente, a presença da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico), que é produzida pelo tecido prostático. Ele é realizado com uma amostragem de sangue, retirada da ponta do dedo, e fica pronto em até 10 minutos. A partir dele, é possível identificar se há alterações na próstata, o que serve de sinal de alerta. Caso haja alterações, é necessária a consulta com especialista para complementar a avaliação e obter o diagnóstico.  

Conforme explica o urologista Aureo Mendes Rezende, da rede municipal de saúde, se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem cura. O exame ainda é indicado para todos os homens com 40 anos ou mais e para aqueles que tenham histórico da doença na família.

Só no último ano, Amparo realizou 4.160 exames PSA. Para os dois eventos que ocorrem na praça a expectativa é atingir mais mil homens.

São Dimas

No sábado, dia 19, a Rodoviária do Bairro São Dimas também receberá uma ação em prol do Novembro Azul.

Além de testes rápidos, a programação contará com atividades culturais à comunidade.

A partir das 8h haverá a prática Lian Gong (atividade física fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, que alia corpo e mente); às 9h, aula de ginástica.

Já às 9h30, será realizada uma palestra sobre saúde do homem, com enfermeiro da atenção básica de saúde de Amparo. Na sequência, às 10h, será abordado a violência contra a mulher e às 10h30 haverá um campeonato de baralho e dama, com entrega de brindes e lembrancinhas.

Durante todo o evento haverá música e uma barraca para aferição de pressão arterial, teste de glicemia e auto teste PSA.

No São Dimas, o evento encerra às 13h.

Foto: Divulgação

Publicado às 6h40

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp  e nos dê um oi para o cadastro 

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br