Nunca foi sobre o Carnaval

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Serra Negra divulgou a programação oficial para o Carnaval de 2023. Dentre as atrações apresentadas, várias ações voltadas para crianças como a presença de monitores, balões e concurso de fantasias. Além disso, constava a apresentação de bandas tocando marchinhas  de Carnaval. Alguma proibição? Sim: circular pelas ruas da cidade com coolers e garrafas de vidro, por uma questão de segurança.

Não deu 24 horas da publicação desse post nas redes sociais oficiais da Prefeitura, vários jovens serranos começaram a notar a falta de uma programação de Carnaval específica para sua faixa etária. Era nítida a quantidade de comentários na postagem criticando a ausência de atrações voltadas para os jovens no Carnaval de 2023. Vereadores foram acionados para levar essa questão para ser debatida na Câmara Municipal, inclusive esta vereadora que aqui vos  fala.

Mas a questão em si nunca foi sobre o Carnaval. O que esses jovens sentiram, quando viram a programação para o feriado, foi uma falta de atenção, por parte da Prefeitura, para as demandas de sua faixa etária. O questionamento que ficou no ar foi: “nunca tem nada para os jovens nessa cidade”.

De fato, sabemos que existe um grande percentual de idosos que mora em Serra Negra, além de sermos uma estância turística. Muitas vezes, essa configuração da cidade não a torna atrativa para os jovens e faz com que eles queiram deixar Serra Negra para ir morar em outro lugar. E muitos assim o fazem, se têm essa oportunidade. Eles buscam uma cidade em que se sintam mais acolhidos, em que suas necessidades, demandas, sonhos e ambições tenham mais espaço e atenção. Porque, infelizmente, não é isso o que sentem em Serra Negra.

A questão do Carnaval abriu espaço para um discussão mais ampla: o que Serra Negra está oferecendo para os nossos jovens? É interesse do Município perdê-los para outras cidades? Por que as ações da Prefeitura não estão sendo suficientes para mantê-los aqui no Município ou para, ao menos, fazê-los querer morar aqui?

Várias soluções podem ser pensadas e discutidas a respeito, mas  uma coisa é certa: é necessário que a Prefeitura se atente e ouça o que os nossos jovens estão dizendo. Eles apontam para um problema que não é recente, mas que deve ser enfrentado se quisermos melhorar a qualidade de vida desse público aqui em Serra Negra.

Por Anna Beatriz Scachetti (Vereadora em Serra Negra - SP)

Publicado às 12h12

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br