Os emergentes de hoje são os fracassados de amanhã?

O futebol de São Paulo é o mais forte do Brasil. Atualmente, na primeira divisão do futebol brasileiro Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino disputam a competição.

Os quatro grandes pouco oscilam, é verdade, porém, de tempos em tempos, os emergentes surgem e somem com a mesma frequência.

Nos anos 1.990 tínhamos Rio Branco, União São João de Araras, que relevaram talentos e permaneceram na elite paulista. Hoje, estão fincados na última divisão de São Paulo. O time de Araras não deve nem disputar a competição e no ano passado não venceu nenhum jogo na competição.

Um pouco mais a frente tivemos Paulista de Jundiaí, como uma geração que disputou até a Tça Libertadores da América e hoje não consegue sair também da “Bezinha”.

Nos últimos dias, pudemos conferir o descenso do São Caetano para a Serie A3. O time, vice-campeão brasileiro em 2000, 2001 e campeão paulista de 2004, com Muricy Ramalho de técnico, está cada vez mais decadente.

No fim de semana, vimos o Audax, de Osasco, que trouxe para o futebol Tchê Tchê, Camacho, Ytalo, Felipe Alves, e o técnico Fernando Diniz, caindo para a “Bezinha” paulista, equivalente a quarta divisão.

Dos quatro semifinalistas deste ano, dois estão em grande fase: Ituano, que ficou próximo do acesso ao Serie A do Brasileiro e o Bragantino, com o aporte da Red Bull. A surpresa para uns foi o Água Santa, de Diadema, que apresenta planos futuros de chegar pelo menos até a Série B nacional, até 2026.

Dar o passo maior do que a perna?. Investir em medalhões?. É verdade que o futebol deixou de ser apenas um esporte e cada vez mais é um negócio lucrativo, mas, ao mesmo tempo traiçoeiro, como toda empresa. O que podemos dizer é que o trabalho precisa ser feito um dia de cada vez e não seguir os exemplos acima. 

Por Moisés de Camargo, jornalista e editor do www.circuitodenoticias.com.br

Foto - Redes Socias/São Caetano

Publicado às 8h29

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br