Aumento nas rondas escolares, linha direta de diretores escolares com forças de segurança e botão do pânico nas escolas são primeiras medidas adotadas em Serra Negra

Na última terça-feira, 11 de abril, diretores e representantes 25 de escolas municipais, estaduais e particulares de Serra Negra reuniram-se com o prefeito Elmir Chedid e com chefes das forças de segurança pública do município para conhecer as ações que visam reduzir riscos de invasão das instituições de ensino, aumentando a segurança nos prédios para dar mais tranquilidade aos tutores.

Também estiveram presentes o vereador César Borboni (Nei), o delegado de Polícia Rodrigo Cantadori, comandante da Polícia Militar 1º sargento PM Rodrigo Augusto, comandante da Guarda Civil Municipal Marcelo Boccato, chefe de Gabinete Rodrigo Demattê, secretária de Educação e Cultura Rita Pinton, procurador Jurídico Atílio Silotto e secretário da Fazenda Marcelo Albertini.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar já aumentaram a frequência da Ronda Escolar, com agentes de segurança pública em viaturas passando mais vezes ao dia nas unidades de educação.

Nas escolas, diretoras e diretores deverão orientar suas equipes sobre a importância de dar muita atenção ao acesso pelos portões, tanto no que diz respeito à manutenção, quanto àqueles que adentram às escolas: pais, servidores, fornecedores e crianças

Também foi criada uma linha direta, por whatsapp, para que os diretores e diretoras de escolas possam fazer contato rapidamente com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.

BOTÃO DO PÂNICO

Nesta quarta-feira, 12, o prefeito anunciou que a Prefeitura contratou a empresa local Arcanjos Segurança para executar a instalação de botão de pânico nas 17 unidades de educação sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Até sexta-feira, parte das EMEB já terão o sistema funcionando.

Trata-se de dispositivo que, ao ser acionado, envia uma mensagem ou sinal às forças policiais, avisando que algo perigoso está acontecendo. Ao pressioná-lo, o botão não emite nenhum tipo de som, o que auxilia na preservação da integridade da pessoa que o acionou.

A Prefeitura de Serra Negra também pretende levar o sistema às escolas estaduais. Como a burocracia do Governo do Estado deve levar a uma demora, o objetivo é formalizar um convênio que permita a instalação com mais agilidade, garantindo a segurança de crianças e adolescentes da rede estadual, cobrindo todas as unidades escolares públicas de Serra Negra. Nos próximos as escolas municipais também terão alarmes funcionando.

 “Precisamos da ajuda dos pais, orientando seus filhos; da atenção dos jovens na entrada e saída da escola para que avisem a direção quando virem movimentação diferente para tomarem providências rápidas. As forças de segurança, por sua vez, vão unificar os trabalhos. Conto com a colaboração e compreensão de todos”, disse o Chedid,

Os agentes de segurança e educadores orientam os pais e responsáveis a tomarem cuidado com as "fake news" e procurarem sempre checar as fontes oficiais.

Publicado às 9 horas

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br