Cotidiano

Parque D. Pedro Shopping atinge 100% de reciclagem de lixo

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Desde a sua construção, o Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae + brMalls, tem uma preocupação constante com a sustentabilidade. Ao longo de seus 21 anos de história, o empreendimento acumula iniciativas exemplares, alcançando resultados expressivos, como a reciclagem de 100% do lixo gerado, atingindo a marca do Aterro Zero no último ano. “Este é um resultado fantástico, que só conseguimos alcançar com o apoio de todos: equipe de operações e, especialmente, os lojistas, nossos parceiros, e seus colaboradores”, afirma Marcelo Zaffalon, superintendente do empreendimento.

Para atingir a totalidade de reaproveitamento dos dejetos, o Parque D. Pedro Shopping firmou parcerias com empresas licenciadas para segregação e direcionamento desses materiais. “Nós já trabalhávamos com a coleta seletiva, mas somente com essas parcerias conseguimos dar o destino adequado para cerca de 15% dos rejeitos que antes eram enviados ao aterro sanitário”, explica Marcelo Zaffalon.

Com isso, além de cumprir a legislação, o shopping gera empregos indiretos nas indústrias e cooperativas e reduz as emissões de carbono na atmosfera. “Desde novembro do ano passado, os rejeitos são direcionados à uma empresa que faz uma nova segregação, e os materiais que não são aproveitados para reciclagem são direcionados para coprocessamento”, explica Zaffalon. O coprocessamento transforma os materiais considerados não reutilizáveis em combustível derivado de resíduos, utilizado para substituir combustíveis fósseis, principalmente na fabricação de cimento. Essa é uma forma ambientalmente adequada de aproveitar a energia gerada pela queima desses materiais.

Reuso de água

Para além da reciclagem, o Parque D. Pedro Shopping também tem trabalhado para o consumo consciente de água e energia. Desde sua inauguração, o reuso de água é adotado e, atualmente, 100% da água descartada é tratada em uma estação própria, que tem capacidade de tratamento mensal de 22,5 milhões, equivalente a uma população de 2,5 mil habitantes.

Dessa água tratada, 90% são utilizadas para uso não potável, como irrigação, limpeza de piso externo, bacias sanitárias e torres de resfriamento, utilizadas para refrigeração da água e climatização do empreendimento. “A água tratada para reuso é primordial para as torres de resfriamento, que geram o ar condicionado que atende todo o shopping”, complementa Zaffalon. Por sua iniciativa, o Parque D. Pedro ganhou, em 2022, o Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) de sustentabilidade em políticas de reuso de água.

A eficiência energética também recebe atenção contínua do Parque D. Pedro Shopping. Em 2022, o empreendimento conseguiu manter o consumo de 2021, quando o shopping passou por um período fechado, em razão da pandemia de Covid-19. Essa conquista é resultado de atualização de equipamentos, manutenção preventiva e orientação para consumo consciente, além do aproveitamento da iluminação natural.

Zaffalon lembra que o shopping está passando por uma revitalização, mas sem perder recursos sustentáveis, como o uso de claraboias que, além da beleza, tem design que colabora com iluminação natural para o empreendimento. “Desde a nossa construção até o atual momento, na revitalização do shopping, o Parque D. Pedro sempre se preocupou com a sustentabilidade. É um novo olhar sobre a proposta original: ser um parque com relevância da luz natural e ter áreas verdes com implementação de novo paisagismo para receber os visitantes”, afirma o superintendente, lembrando que essas ações levaram o shopping a conquistar, em 2018, o 1º lugar no Prêmio Abrasce na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.

Sobre o Parque D. Pedro Shopping

O Parque D. Pedro Shopping completou 20 anos com um mix variado de atrações que faz dele o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas. Administrado pela Aliansce Sonae + brMalls, o empreendimento possui 127 mil m² de ABL (área bruta locável) e conta com mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lojas âncora, megalojas e restaurantes. Com um espaço versátil e inclusivo, o shopping oferece conveniência com praticidade, criando experiências memoráveis aos seus visitantes. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento. O Parque D. Pedro Shopping investe, também, em inovação, integrando o mundo físico ao digital, como o shopping on-line. Referência em sustentabilidade no setor de shopping centers, foi o primeiro do Brasil a receber certificação ambiental pelas políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, adotadas desde sua construção até hoje.

Sobre a Aliansce Sonae + brMalls

Juntos, a partir de agora, somos a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 62 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência figital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com o mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU.

Publicado às 11h52

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