Lindoia sedia a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo

Para quem é fã de esportes aquáticos e ainda não conhece este esporte, a 1a etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo é uma oportunidade imperdível. Considerado uma maneira segura de iniciar na canoagem, o Caiaque Polo é um jogo divertido que mistura técnicas de canoagem com regras do futebol e do basquete. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de abril, em pleno feriado prolongado de Tiradentes, e a cidade de Lindoia no interior de São Paulo deve receber cerca de 100 atletas e seus familiares para a disputa nacional da modalidade.

Não vai faltar adrenalina no local! O evento, que recebe o apoio da Prefeitura de Lindóia e da Bioleve, contará com os melhores times de caiaque polo do Brasil, pois a etapa é requisito obrigatório para os jogadores que pretendem representar a seleção brasileira neste ano. Os técnicos vão avaliar os melhores jogadores da modalidade para a convocação, que deve ser feita na 2a etapa em agosto de 2023. O Brasil participará de um Pan Americano e um Sul Americano de Caiaque Polo, ambos ainda este ano com datas a serem definidas.

“A cidade de Lindoia está muito entusiasmada com este evento. O Brasileiro de Caiaque Polo representa um marco nessa retomada de eventos no Complexo dos Lagos, e faz parte de um plano de incentivo ao esporte, investir nos eventos de lazer e turismo é uma das nossas metas principais”, afirma Luciano Lopes, prefeito de Lindóia.

“Somos muito gratos à cidade pela acolhida em Lindóia. Os campeonatos são projetos ganha-ganha. A cidade ganha com uma experiência incrível para seus cidadãos, ajudamos a gerar renda na região e para o esporte é uma das maneiras mais interessantes de atrair novos atletas, desenvolver a modalidade e reunir a comunidade”, afirma Fernando Souza Lima Carazzato, que assumiu recentemente o Comitê Diretivo do Caiaque Polo junto à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA).

Conheça mais sobre o jogo Caiaque Polo 

O Caiaque Polo é uma das modalidades da canoagem que tem atraído muitos atletas no mundo agora por ser um esporte coletivo muito competitivo e divertido e ser uma excelente maneira de começar na canoagem de maneira mais segura. Cada equipe tem cinco jogadores em campo (e até três reservas), que competem para marcar gol, este fica suspenso dois metros acima do nível da água. A bola (parecida com a do polo aquático) pode ser arremessada com a mão e isso é chamado chute, mesmo sendo com as mãos. Os campos medem 35m x 23m e podem ser montados em lagos ou piscinas. 

O caiaque polo combina regras do basquete e do futebol com as habilidades de manobra de um canoísta. Assim como o basquete, o jogador pode ficar no máximo 5 segundos com a bola e há muitas faltas, principalmente se o remo estiver em contato com o corpo do adversário. O jogo exige coletes de proteção e capacetes com grades. E assim o jogo passa a ser parecido com o futebol. Tem tiro de meta, lateral, pênalti e gol, etc..

O remo é usado para defesa pelo goleiro e, qualquer jogador pode se tornar goleiro ou assumir qualquer posição de ataque ou defesa no time. A troca de reservas também não precisa ser autorizada pelo juiz, basta o jogador sair por completo para que outro possa entrar. Em relação aos cartões, além do tradicional amarelo e vermelho do futebol, no caiaque polo existe o cartão verde que é uma chamada de atenção, um pouco menos grave que seria o amarelo, em geral uma falta mais técnica do que intencional.

SERVIÇO

Para quem deseja participar da modalidade, atualmente existem escolas e clubes que oferecem iniciação no Caiaque Polo nas cidades de São Paulo, São Miguel Arcanjo, Brotas e Guararema no Estado de São Paulo; e Londrina, Tomazina e Siqueira Campos, além de Foz do Iguaçú no Paraná. Mais informações pelo e-mail caiaquepolo@canoagem.org.br 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CAIAQUE POLO 
Local - Vertedouro do Grande Lago

Av. do Lago, 705, Jardim Estância Lindóia -- Lindóia -- SP

Data - 21 a 23 de abril de 2023

Horário - 8h às 15h

Aberto ao público

Publicado às 15h08

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br