Empréstimo Consignado: saiba quais são as regras e quem pode solicitar

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que tem como principal característica o desconto automático das parcelas na folha de pagamento do solicitante.

Por conta disso, o risco de inadimplência é menor, o que se traduz em taxas de juros mais atrativas.

Mas quais são as regras e quem pode fazer consignado? Continue a leitura e veja a seguir as informações que levantamos para você!

Quem pode solicitar o empréstimo consignado? 

Em geral, essa modalidade de crédito está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada que tenham acordo com bancos ou financeiras para oferecer o empréstimo consignado.

Vale lembrar que o valor máximo do empréstimo não pode ultrapassar 35% segundo a lei Lei 14.131/21, podendo haver uma variação em cada caso.

Quais os documentos necessários para solicitar empréstimo consignado?

Os documentos necessários podem variar um pouco conforme o tipo de trabalhador, mas, em geral, são exigidos RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

No caso de aposentados e pensionistas do INSS, é preciso apresentar o extrato de pagamento do benefício e em algumas instituições é preciso apresentar o  HISCON atualizado.

Após solicitado, qual o tempo previsto para aprovação?

O tempo de aprovação varia conforme o banco ou instituição financeira, mas, em geral, a resposta geralmente é rápida.

Em alguns casos, a liberação do dinheiro acontece em até 24 horas após a aprovação do crédito.

Quem não está apto a solicitar empréstimo consignado?

Não estão aptos a solicitar empréstimo consignado aqueles trabalhadores que não possuem carteira assinada ou não têm acordo com os bancos e financeiras para oferecer o empréstimo consignado.

Além disso, trabalhadores autônomos, profissionais liberais e empresários também não podem solicitar esse tipo de crédito.

É importante lembrar que, mesmo com as taxas de juros mais atrativas, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que deve ser usada com responsabilidade.

Antes de solicitar o empréstimo, é fundamental avaliar se o valor das parcelas cabe no orçamento mensal e se o pagamento dessas parcelas não vai comprometer o pagamento de outras contas.

Outra dica importante é comparar as taxas de juros praticadas por diferentes bancos e financeiras.

Embora o empréstimo consignado tenha taxas de juros mais baixas do que outras modalidades de crédito, ainda assim é possível encontrar diferenças significativas entre as taxas pratica por diferentes instituições financeiras.

Conclusão

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito interessante para quem precisa de dinheiro rápido e com taxas de juros mais baixas.

Contudo, é preciso ter cuidado na hora de solicitar o crédito e avaliar se o valor das parcelas caberá em seu orçamento mensal, sendo assim, é importante comparar as taxas de juros praticadas por diferentes bancos e financeiras, de modo a escolher a melhor alternativa para o seu perfil financeiro.

É importante lembrar que essa modalidade de crédito deve ser utilizada com responsabilidade, avaliando sempre a capacidade de pagamento das parcelas e comparando as taxas de juros praticadas por diferentes instituições financeiras.

Publicado às 21h55

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br