Socorro é destaque no guia oficial de Cicloturismo do governo do Estado de São Paulo

Pedalando e passeando pela Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. A cidade é uma recomendação oficial para o turismo de bike, já que integra o Guia Temático Cicloturismo, elaborado pela Secretaria de Turismo e Viagem, do governo do Estado de São Paulo, e divulgado em abril deste ano. “Fazer parte deste guia atesta como nossos esforços para bem receber este público funciona; sem falar nas condições naturais da cidade, muito propícias para o pedal”, comenta Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

A cidade se aprimora a cada dia, de olho no potencial do mercado. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no primeiro bimestre de 2023 foram fabricadas 78.496 bicicletas no Brasil e a estimativa para este ano é que sejam produzidas 570.000 bicicletas. Com 25.005 unidades e 62,7% do total produzido, a Moutain Bike (MTB) foi a categoria mais fabricada no Polo de Manaus em fevereiro. A Urbana/Lazer ficou em segundo lugar, com 8.216 bicicletas e 20,6% da produção. Na sequência, veio a Infantojuvenil, 3.728 unidades e 9,4% do total produzido.

De fácil acesso, com infraestrutura e incríveis paisagens, o município é ideal para pedalar, interagir com o meio, contemplar as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, conhecer lugares, pessoas, passear e relaxar. Na parte urbana existem inúmeras atrações culturais, históricas e arquitetônicas. No campo, são mais de 1300km de caminhos rurais, trilhas e estradas de terra com flora e fauna deslumbrantes.

No guia, Socorro é a única cidade do Circuito das Águas Paulista. Ganharam destaque nele o Colina Bike Park, Parque Pedra Bela Vista e Rancho Pompeia, além das rotas da Mogiana, ciclovia do Rio do Peixe, Pedra Bela Vista e Pico da Cascavel.

Localizado a 1.450 metros no Hotel Fazenda Colina dos Sonhos, o Colina Bike Park é o destino ideal para os entusiastas de bicicletas que buscam uma experiência emocionante em meio à natureza. São mais de 6 km de singletracks meticulosamente projetados. Todo o circuito é sinalizado, desde a recepção até as cachoeiras. Para segurança e tranquilidade, o hotel fornece suportes para guardar a “magrela” dentro das acomodações. Além disso, uma loja interna oferece utensílios e acessórios de bicicleta. Não hóspedes também podem curtir o Colina Bike Park, mas é preciso agendar e comprar o ticket de acesso. Não há fornecimento de bicicletas para o uso.

Voltado para atletas profissionais, a Pedra Bela Vista tem uma trilha de Downhill, usada para treinar para provas desta modalidade. A pista é técnica, requer conhecimento da atividade e tem por volta de 3 km. Mas, atletas de fim de semana, que fazem pedal de longa distância, também são bem-vindos no parque. Aliás, a pessoa que chega com bike, é isenta da entrada.

Falando em profissional, Socorro é tão relevante para o segmento que sempre abriga uma etapa do Kenda Open Cup MTB, uma das principais maratonas de mountain bike raiz do Brasil. Neste ano, recebeu a primeira, que aconteceu em março, e foi sucesso ao reunir cerca de 1000 atletas.

Os ciclistas que passam pela cidade não podem deixar de conhecer o Café Caipira do Rancho Pompéia, onde ganham 10% de desconto, em uma farta mesa de guloseimas. A propriedade rural e familiar produz doces, geleias, pães, biscoitos e queijo, todos servidos entre os mais de 20 itens. Focado no resgate das tradições, o objetivo é fazer lembrar aquele sabor da casa da vó, com o bolinho de chuva, bolo de maçã com canela e cuca de maçã e de banana, por exemplo. Tudo isso em uma aconchegante casa estilo colonial. Precisa ser agendado. 

Mas, a cidade também tem outros estabelecimentos que incentivam o cicloturismo e oferecem de isenção de entrada, café da manhã e ponto de apoio temático. “É uma forma saudável, econômica, acessível e ecológica de viajar, que beneficia não só o ciclista, mas a natureza e preserva o ecossistema”, reforça Bovi.

O Bartali Bike, por exemplo, é um ponto de apoio (e encontro) gratuito para quem curte bike. Acolhedor, o local é ideal para descansar e repor as energias: tem bar temático, ducha fria para ciclista, lava rápido para bike, banheiro adaptado, estacionamento, armários, vestiário, área de lazer, shows, etc. Com o lema, “VIVA LA BIKE”, oferece assessoria para traçar a melhor rota de bike, para evitar estradas movimentadas e poder admirar a bela paisagem. Para os organizadores de ciclismo de aventura ou mountain bike é o lugar certo para a concentração. Inclusive, em 18 de junho, às 8h, acontecerá um passeio gratuito de 20 km e altimetria de 1.200m, com saída e volta para o local.

Para quem ainda não tem uma, não tem como levar ou quer comodidade, o Camping Boaretto Vale das Pedras aluga bikes aro 29, com amortecedor e freio a disco. Além disso, proporciona desafios para os ciclistas com roteiros de altas elevações pela localização privilegiada na Serra da Mantiqueira, como Mirante Pico da Cascavel, Mirante do Serrote e o São Paulo/Minas; ou roteiros para iniciantes, pelo Caminho Turístico Rio do Peixe (Ciclovia Rio do Peixe), Caminho Turístico da Pompéia, ambos com média de duas a três horas; e Centro Histórico e Caminho Turístico do Cristo, com cerca de três a quatro horas. É necessário reservar com antecedência.

No Saint Sunset Bar quem chegar de bike e capacete não paga entrada. E, se o passeio for em um sábado pela manhã, a turma do pedal ainda ganha um saboroso café da manhã.

Localizado na entrada da cidade para quem chega de Bragança Paulista, o Trilha Café virou point das bikes. Com um cardápio cheio de delícias como lanches e bebidas é comum encontrar ciclistas sozinhos ou em grupo que fazem uma parada para repor as energias.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades como "a cidade do bem viver".  Site oficial do turismo de Socorro: www.socorro.tur.br

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras. 

Publicado às 14h23

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br