Cine Cavaliere Orlandi completa 81 anos de história e cultura em Socorro

Cine Cavaliere Orlandi, 81 anos de história e cultura na rua Campos Sales, a mais movimentada da Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística do Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. Lá está o Cine Cavaliere Orlandi - um dos mais antigos cinemas de rua do Brasil em atividade - inaugurado em junho de 1941, mês em que atualmente é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. É uma edificação antiga, imponente e bem cuidada que remete às construções da década de 40.

Nele, de maneira afinada, o tradicional e o tecnológico se completam e proporcionam uma experiência inesquecível para fãs de cinema, artes, arquitetura e turismo. Difícil não se encantar pela charmosa fachada antiga e preservada e por alguns itens de decoração. Nas salas, a modernidade impressiona pela qualidade do som e da imagem. “Em todos estes anos estamos na busca constante do novo e de melhores tecnologias. É a perseverança de uma família em manter o cinema sempre funcionando.”, afirma André Orlandi Marchese, um dos três irmãos e sócio. “Essa dedicação é para manter a tradição nas gerações futuras, por isso incentivamos as crianças a irem ao cinema”, conta.

Acessível e inclusivo, o Cine Orlandi está preparado para receber cadeirantes. Conta também com equipamentos apropriados, audiodescrição e linguagem de libras para que deficientes visuais e auditivos possam acompanhar o filme de forma confortável. 

Cine Cavaliere Orlandi

Único na cidade, o cinema de rua abrigado em um casarão de 1942 tem muita história. Entre as que Marchese faz questão de ressaltar são as dos frequentadores pregressos: “namoravam no cinema ou se conheceram aqui. Por conta disso, muitos casamentos aconteceram”, conta animado e com certo orgulho. “Somos um dos mais antigos cinemas em atividade do Brasil”, enfatiza. Durante a pandemia precisaram se reinventar e buscaram nos anos 70 a solução: montaram por tempo determinado o primeiro Cine Drive-in da cidade.

O entretenimento atraiu pessoas de toda a região.

Como uma boa comédia dramática, para o sócio se o Cine Orlandi fosse um filme seria o Cinema Paradiso, de 1988, cuja história se assemelha. Nele, anos antes da chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou fascinado pelo cinema local e começou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista. Todas estas lembranças chegam a Toto (Jacques Perrin), agora um cineasta de sucesso, com a notícia do falecimento de Alfredo.

A sinopse do cinema de Socorro começa no prédio construído na rua Dr. Campos Sales, 63, pelo senhor João Della Maggiori Orlandi, projetado exclusivo para cinema, o então “Cine Voga”, exibindo o filme “Legiões de Heróis”. No início da década de 50 surgiram os filmes em “tecnicolor” e foram lançados alguns filmes em terceira dimensão, para os quais as pessoas usavam óculos verde-vermelho fornecidos pela distribuidora para ter a impressão de participação nas cenas. Nesta época também surgiram a “tela panorâmica”, o “cinemascope”, os sons de alta fidelidade e estereofônico, melhoramentos que foram introduzidos no Cine Voga.

Em 1961, em homenagem ao proprietário falecido em 14 de outubro de 1960, o cinema passou a se chamar “Cine Cavaliere Orlandi”. Por problemas e dificuldades na manutenção, o cinema permaneceu fechado de 1983 a 1996 quando voltou às atividades no mesmo prédio, porém renovado. O projeto de remodelação, assinado pelo designer Guilherme Salles de Campos, manteve a estrutura externa do prédio, com algumas alterações: nos espaços das janelas fechadas, que foram grafitadas cenas de filmes e personagens famosos como: Charles Chaplin, Zorro, Mazzaroppi, Mayilin Monroe, O Rei Leão, O Vento Levou, Titanic e Batmam. Internamente também foram grandes as modificações: as paredes e o piso revestidos com carpete cinza e vermelho, novas poltronas estofadas e cortinas em veludo vermelho, em convivência equilibrada com os lampiões da década de 50, o que ainda permite aos saudosistas uma grata lembrança do passado. A bomboniere na sala de entrada, o ar condicionado e o sistema de som, completaram o ar de modernidade.

Em setembro de 2006, os netos do senhor Della Maggiori Orlandi, com muito empenho e determinação, assumiram a administração do cinema.

Cine Cavaliere Orlandi - Rua Campos Sales, 63 - Centro, Socorro  - tel. (19) 3895.6972 

Acesse: www.cineorlandi.com.br  | Instagram: /cineorlandi/

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades como "a cidade do bem viver". E, não para por aí: pelo segundo ano consecutivo, 2022 e 2023, é vencedora no concurso TOP Destinos Turísticos, na categoria Turismo de Aventura, e foi uma das finalistas na categoria Ecoturismo. Site oficial do turismo de Socorro:  www.socorro.tur.br

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Com informações de VGCom

Publicado às 8h09

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial