Pedreira é a 7ª Cidade no Ranking de Desenvolvimento Sustentável do País e a 1ª colocada da Região Metropolitana de Campinas e Circuito das Águas

Pedreira ocupa a 7ª colocação do Ranking Nacional, no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), a nota do Município foi 62,51 entre a máxima que é 100. Ressalte-se que a diferença para a primeira colocada (São Caetano do Sul - 63,42) é de apenas 0,91. É ainda a primeira classificada da Região Metropolitana de Campinas e do Circuito das Águas Paulista. A posição alcançada se refere ao desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a pesquisa foi realizada entre as 5.570 cidades brasileiras.

De acordo com o IDSC-BR, Pedreira está na sétima posição nacional, com 62,51, por ter se destacado nos ODS como: Água Limpa e Saneamento; Energia Limpa e Renovável; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Saúde e Bem-Estar; Ação Contra a Mudança Global do Clima, além de Vida na Água. Pelo Portal do órgão elaborador do Índice, o usuário pode comparar entre Cidades, Estados, Regiões, e até mesmo biomas diferentes, quanto ao nível de Desenvolvimento Sustentável.

Fábio Polidoro, Prefeito de Pedreira, se mostrou entusiasmado com a posição atingida pelo Município e avalia que a planificação estabelecida pelo Município alcança os objetivos prefixados. “A Administração recebe esse índice com enorme alegria, pois tem trabalhado na implementação de ações que possibilitam o crescimento e o desenvolvimento econômico, observando atentamente os cuidados essenciais da sustentabilidade e respeitando o meio ambiente. A pontuação nos ODS principais reflete claramente os investimentos efetuados em saneamento básico, infraestrutura, meio ambiente e inovação. Nosso Programa de Trabalho tem sido pautado por iniciativas que preparam de forma abrangente e transformadora, Pedreira para o futuro. A vida das pessoas acontece na Cidade, por isso, tem de se ofertar melhor qualidade de vida e ampliar a eficiência dos serviços à população”, esclareceu Fábio Polidoro.

A ferramenta, que coloca o Brasil como o primeiro País do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a SDSN (Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa que nasceu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e global.

O lançamento aconteceu na Primeira Edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que terminou no dia 10 de julho de 2022, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. A pesquisa avaliou os 17 ODS de todos os Municípios brasileiros (tendo base em 100 indicadores), com a identificação de resultados e desafios na busca pela melhoria das condições de vida das pessoas.

“Os moradores de Pedreira têm acesso à energia elétrica, água tratada, recolhimento de lixo orgânico e seletivo. Temos um excelente percentual de esgoto coletado e tratado. Oferecemos vagas para as creches, que hoje estão bem assentadas e ainda tem novos investimentos. Na educação Pedreira tem alcançado índices de qualidade. A Saúde tem recebido aplicações para manter um bom atendimento. A Segurança sofreu uma transformação muito positiva nos últimos anos. Este Índice, colocando-nos em 7º lugar entre os 5.570 Municípios brasileiros é um tremendo reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos. E tem muito mais obras e serviços vindos por aí”, concluiu o Prefeito Fábio Polidoro.

Publicado às 7h56

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial