Programa Raízes do Mogi promove o 3º Ciclo de Diálogos

Na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, será realizado o 3º Ciclo de Diálogos do Programa Raízes do Mogi. O evento será online e terá como tema as relações da restauração florestal com a água e produção.

“Estamos sentindo hoje os efeitos de muitos anos de desmatamento; as mudanças climáticas e a falta d’água sã exemplos disso. A restauração florestal pode trazer muitos benefícios para a propriedade rural, como por exemplo, a melhoria na qualidade de água, a presença de animais das mais diversas espécies, controle biológico, aumento da polinização e até adequação ambiental do terreno”, destaca Ana Paula Balderi, coordenadora de restauração florestal da Associação Ambientalista Copaíba, que é uma das executoras do Programa Raízes do Mogi Guaçu, ao lado da IFEAC/Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

“O Programa Raízes é uma oportunidade de o proprietário rural restaurar, contando com o apoio em diversas frentes que vão desde a doação de mudas nativas, plantio e material de cerca”, enfatiza ela.

Junto com os proprietários regionais da bacia do Rio Mogi Guaçu, o Programa Raízes do Mogi Guaçu recupera áreas degradadas, a fim de aumentar o abastecimento de água das propriedades e da região como um todo.

“Convidamos a todos os interessados para participar deste evento e fortalecer a rede de parceiros deste programa, que é tão importante para a nossa região. Não percam esta oportunidade”, destaca Ana Paula. “Se sua propriedade pertence a Águas de Lindóia-SP, Bom Reposo-MG, Lindóia-SP, Monte Sião-MG, Munhoz-MG, Senador Amaral-MG, Bueno Brandão-MG, Serra Negra-SP e/ou Socorro-SP e você está interessado em recuperar e conservar sua nascente, entre em contanto com a Copaíba através do Whatsapp: (19) 9 9953-8382”, encerra ela.

Sobre o Raízes do Mogi Guaçu

O Programa Raízes do Mogi Guaçu tem como objetivo recuperar e restaurar nascentes e áreas ripárias de Mata Atlântica na bacia do rio Mogi Guaçu, na região leste do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. O programa tem como foco restaurar ao menos 200 hectares de florestas em uma região com alta fragmentação florestal e com alto risco hídrico. O Raízes do Mogi Guaçu é uma cooperação entre WWF-Brasil e International Paper e realização da Associação Ambientalista Copaíba e da IFEAC/Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

Com informações de Stela Calafiori

Publicado às 12h03

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro.