Seis motivos para se aventurar na Estância Hidromineral de Socorro

A Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – é conhecida por ser “a cidade aventura” e atrai turistas de todo Brasil. Para ganhar este “título” e servir de modelo em aventura para outras cidades, está em constante aprimoramento e investimento do trade em termos de segurança e profissionalização.

É o lugar certo para os aventureiros de todas as idades, que com certeza precisarão de mais de uma viagem para usufruir de tudo que a cidade oferece. Em meio à Serra da Mantiqueira, entre lindas paisagens e montanhas, as atividades de aventura são sempre ao ar livre e possibilitam muito contato com a natureza.

Caso ainda não tenha, abaixo, 6 motivos para programar o próximo passeio e se aventurar em Socorro:

Lazer para casais, grupos de amigos e toda família

Uma viagem a dois, em grupo ou com a família, Socorro tem aventura para crianças, adultos e idosos. E, ainda, é possível escolher o famoso “com emoção”, com as opções mais radicais. Mas, nem só de adrenalina vive a cidade e existem mais tranquilas, mas tão divertidas quanto. “Nossa lista de atividade é bem eclética, garante receber qualquer tipo de viajante em uma mesma turma e diversão para todas as idades”, ressalta Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR)

Variedade na terra, no ar e na água

A cidade conta com cerca de 30 atividades diferentes no ar, na água e na terra, para vários gostos. Muito procurada pelo rafting, a cidade vai além e descobrir e explorar essas outras possibilidades pode ser uma agradável surpresa. Entre as opções, arco e flecha, arvorismo, bóia cross, caiaque, cavalgada, caving na caverna quebra corpo, escaladas, espeleoturismo, jipe 4x4, passeio de motos, passeio ecológico de bote, passeio de bike, quadriciclo, rapel, rock view, stand up paddle, tirolesa, trilhas, vôo de balão e vôo duplo de parapente.  

Petfriendly

Para quem tem pet aventureiro, uma boa notícia: eles podem acompanhar os tutores em vários locais petfriendly do município, inclusive para uma animada aventura. Irão se divertir muito no caiaque, quadriciclo, rafting, stand up paddle e trilhas. Pequeno, médio ou grande portes, todos são bem-vindos, a recomendação é verificar antes se o tipo de atividade é apropriado para o tamanho.

Pioneirismo

Inovadora, foi uma das primeiras cidades brasileiras a conseguir certificação internacional para explorar atividades esportivas, o que atesta a garantia de segurança nas atrações promovidas pelos estabelecimentos que têm o certificado.

Prêmios

O reconhecimento de sempre se aprimorar em bem receber e realmente promover segurança e diversão nas aventuras chega, também, por meio de prêmios. Pelo segundo ano consecutivo, 2022 e 2023, Socorro é vencedora no concurso TOP Destinos Turísticos, na categoria Turismo de Aventura, e foi uma das finalistas na categoria Ecoturismo. “O trade realiza um trabalho constante, profissional e sério e os prêmios validam tudo isso”, ressalta Bovi.

ABNT NBR ISO 21101 – Sistema de Gestão de Segurança

Para manter a excelência, o núcleo de atividades de aventura está em constante aperfeiçoamento e à frente de outros destinos. Socorro é destaque não só no estado de São Paulo, mas também no Brasil por ser a única a ter seis empresas - Camptraining Off Road, Mega Park, Parque Monjolinho, Mundaka Aventura, PróximAventura Canoar e Rios de Aventura - que participam de um projeto da Secretaria de Turismo do Estado para pleitear a certificação para ABNT NBR ISO 21101 – Sistema de Gestão de Segurança -, uma norma internacional base no processo de avaliação e análise de riscos das atividades de turismo de aventura. O Programa tem por objetivo fortalecer a qualidade das empresas e dos destinos turísticos no Estado de São Paulo. As operadoras escolhidas têm capacitação em gestão empresarial e empreendedorismo, consultorias e auditorias.

Entre as empresas especializadas em aventura também estão Ora Road, Socorro Aventura e Up Balonismo.

Outros locais também com divertidas atividades: Bartali Bike, Camping Parque dos Lagos, Centro de Lazer Pitauá, Charlie 0 – escola de aviação, Camping Boaretto - Vale das Pedras, Pedra Bela Vista e Pesqueiro Nenê Oliani.

Quem se hospedar em hotéis fazenda como o 7 Belo, Colina dos Sonhos, Floresta do Lago, Parque dos Sonhos, Portal do Sol e Village Montana e o Grínberg´s Village Hotel e Recanto da Cachoeira poderá curtir muita aventura.         

Endereços, contatos e mais informações sobre as empresas e atividades no site oficial da cidade: www.socorro.tur.br

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades como "a cidade do bem viver". E, não para por aí: pelo segundo ano consecutivo, 2022 e 2023, é vencedora no concurso TOP Destinos Turísticos, na categoria Turismo de Aventura, e foi uma das finalistas na categoria Ecoturismo.  

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são mais de  80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Publicado às 16h34

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial