Pedala Tour reúne mais de 1,7 mil ciclistas em passeio pelas principais ruas e avenidas de Amparo

Mais de 1,7 mil ciclistas invadiram as principais ruas e avenidas de Amparo (SP) na manhã deste domingo (24), durante a realização da terceira edição do Pedala Tour na cidade. 

Com saída e chegada da Praça Pádua Salles, o passeio reuniu famílias e grupos de amigos vindos de diferentes cidades da região. Todos os participantes foram presenteados com um kit que contém camiseta, boné, squeeze, sacochila e um livreto com informações sobre segurança no trânsito. 

O empresário Ivo Pereira de Castro e seu filho Lucas, de 16 anos, são de Pedreira e se deslocaram até Amparo para aproveitar o passeio. “O Pedala Tour é uma oportunidade de interação, de passarmos um tempo juntos. É uma iniciativa incrível”, afirmou. 

A analista de vendas, Carmen Panegassi, reuniu 10 amigos para participar do evento. “É a terceira vez que participo do Pedala Tour. Além de ser muito divertido, o passeio também é saúde, é bem-estar. Hoje reunimos os amigos e familiares e aqui estamos, cheios de energia e animados para pedalar”, disse.

Realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, com patrocínio da Ypê, o Pedala Tour tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos e adoção de hábitos saudáveis, além de conscientizar quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte sustentável, que não gera poluição.

Em um trajeto de 10km com duração de 1 hora, o passeio agitou a cidade e chamou a atenção por onde passou. “Ficamos muito felizes por voltar a Amparo e ver que a adesão ao Pedala só aumenta. Nossa meta é proporcionar momentos de lazer e união para construir memórias e promover saúde e bem-estar. Ao vermos crianças, adultos e idosos reunidos para praticar atividades físicas temos certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Bruno Wellington, presidente da Fábrica. 

A gerente de Responsabilidade Social da Ypê, Mariana Nunes, conta que em 2023 foi possível estender a realização do evento para outras cidades do país que possuem filiais da empresa. “Faz parte da missão da Ypê contribuir com a saúde e bem-estar das pessoas. Entendemos que iniciativas como o Pedala Tour, atuam diretamente nesse sentido, gerando oportunidades para que famílias e amigos possam se reunir para praticar atividades físicas. Este ano, além de Salto e Amparo, também conseguimos levar o Pedala para Anápolis (GO), e em breve o passeio chegará a Goiânia (GO) e Simões Filho (BA)”.

Mariana reforça ainda que a sensação de ver milhares de ciclistas reunidos é de alegria e gratidão. “Ver que as pessoas saíram de casa num domingo cedinho para se unir a esse propósito com a gente, emociona. Somos muito gratos por poder contribuir com uma iniciativa tão significativa como essa”, disse a gerente.

Durante todo o trajeto, o grupo foi acompanhado por um trio elétrico e por uma equipe de ciclistas guia. Para garantir a segurança de todos, as vias foram fechadas e sinalizadas por agentes da Prefeitura.

Antes de pedalar, todos foram convidados a participar de uma aula coletiva de alongamento. 

Arena Pedala

Na Arena Pedala - que funcionou das 6h às 11h na Praça Pádua Sales - os participantes tiveram frutas, água e isotônicos à disposição, além de uma bicicletaria para pequenos reparos nas bikes e serviços de saúde totalmente gratuitos. 

Ao todo, cerca de 140 pessoas foram atendidas no espaço de Check-Up: 30 pessoas passaram pela avaliação física - que incluiu aferição de pressão e glicemia e teste de bioimpedância - e 110 receberam massagens rápidas.

Na oficina de bikes, foram realizados mais de 50 atendimentos para três principais serviços: calibragem de pneus, regulagem de freio e câmbio e lubrificação de corrente. Duas bicicletas apresentaram problemas mais complexos e precisaram de troca de pedal, câmbio e câmara. 

Premiações

Ao final do evento, sete participantes foram premiados durante os sorteios de brindes e duas bikes. Os ganhadores das bicicletas foram a  professora de Educação Infantil Luciana Vilharquide e o motorista Adalton Benedito de Oliveira. 

Para Luciana, a bicicleta chegou na hora certa. “A minha já tem mais de 10 anos, já estava na hora de trocar. O prêmio chegou em boa hora. Estou muito feliz”, disse.

Adalton participou do passeio sem uma bicicleta. O motorista conta que aproveitou a oportunidade para incentivar o filho mais novo, de 5 anos, a pegar gosto pelo esporte. “Ele ainda usa rodinhas na bike. Então, fui correndo ao lado dele durante todo o trajeto. Foi um momento muito especial, que já ia ficar gravado em nossa memória. Agora, então, que fui premiado, é um dia que nunca vamos esquecer”, afirmou.

Além das bicicletas - que foram entregues pela sócia conselheira da Ypê, Ana Maria Veroneze Beira, e pelo presidente executivo da empresa, Waldir Beira Júnior - outros cinco participantes foram premiados com kits recheados de produtos Ypê.

Pedala Tour

O Pedala Tour é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, através da Secretaria Nacional do Esporte, do Ministério do Esporte, do Governo Federal, e conta com o patrocínio da Ypê e apoio institucional da Secretaria de Esporte e Juventude e da Prefeitura de Amparo.

Considerado um dos maiores passeios ciclísticos do país, o Pedala Tour já passou, apenas em 2023, pelas cidades de Florianópolis (SC), Salto (SP), Anápolis (GO), Catalão (GO) e Amparo (SP), mobilizando mais de 7,7  mil pessoas. Nos próximos meses, o evento chega a Sorocaba (SP), Goiânia (GO) e Simões Filho (BA).

Sobre a Ypê

Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê tem uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e mais uma que está sendo construída em Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 6.300 funcionários. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.

Sobre a Fábrica

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.  

Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 50 mil pessoas pelo país

Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.

Imagens: Neander Heringer

Publicado às 12h46

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial