Livro infanto-juvenil ‘Viva a Mata Atlântica!’ é lançado em parceria com a Copaíba

Aconteceu no dia 3 de outubro, durante a I Semana ESG Abralog, em São Paulo, o lançamento oficial do livro infanto-juvenil ‘Viva a Mata Atlântica’. Com uma tiragem de dez mil exemplares – que serão distribuídos gratuitamente para alunos e professores de escolas públicas que visitam ou realizam projetos com a Associação Ambientalista Copaíba – a obra já garantiu uma doação de R$ 40 mil, que foi destinada à ONG e cujo recurso será utilizado em prol da preservação e restauração das florestas. O livro é fruto de uma parceria entre a empresa Jungheinrich Brasil, uma das líderes globais em intralogística, Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo e a ONG Copaíba.

O evento foi marcado pela presença de mais de 150 pessoas e teve como palestrantes e apresentadores do projeto: Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina, Caroline Muccida, Gerente de novos negócios da Editora Mol e Tatiana Terasin, Coordenadora de Educação Ambiental da Copaíba. Cada um dos presentes recebeu um exemplar do livro, ao final.

Com o objetivo de se tornar um guia que reúne as principais informações sobre esse patrimônio natural brasileiro, abordando a biodiversidade de plantas e animais, além da importância da mata para a vida e as ameaças enfrentadas, o livro foi escrito para inspirar crianças e adolescentes a integrarem uma geração de restauradores ambientais. “Mesmo antes do lançamento, a obra já abriu muitos caminhos para o nosso Programa de Educação Ambiental, o Geração Restauração, e a doação feita pela Jungheinrich foi de grande impacto para iniciarmos novos projetos, além de ampliarmos ações e atendimentos”, explica Tatiana Terasin.

Os conteúdos contemplados na publicação auxiliam no letramento de crianças e adolescentes, visto que contam com uma linguagem interativa e é repleto de infográficos, atividades, ilustrações, QR Codes e curiosidades, que ajudam a abordar temas como o desmatamento e a importância da preservação da mata e da biodiversidade da fauna e da flora. “A ideia é compartilhar a leitura com familiares e amigos, conscientizando as pessoas sobre a importância deste tema, já que a Mata Atlântica está na lista das 36 regiões naturais do mundo que pedem preservação e restauração urgentes”, explica Lauro Carvalho, Head de Marketing e Treinamento Latam da Jungheinrich Brasil.

Com o intuito de capacitar professores para que abordem a urgência da restauração da Mata Atlântica em sala de aula, ampliando as ações de educação ambiental, a Copaíba criou o programa de educação “Geração Restauração”. Até o momento, cerca de 110 professores já foram atendidos e alcançarão, até o final do ano, pelo menos mais 100 profissionais.

“Com o apoio do ‘Viva a Mata Atlântica’, os educadores fazem o planejamento das aulas e, como complemento, oferecem aos alunos visitas aos espaços educadores da Copaíba. Durante essa experiência, todas as crianças e adolescentes recebem um exemplar do livro. Até o final do ano, esperamos receber pelo menos dois mil estudantes”, finaliza Tatiana Terasin da Copaíba.

Sobre a Jungheinrich:

A Jungheinrich é uma das líderes globais em soluções, gestão de armazenagem e fluxo de materiais. Inovadora, oferece a seus clientes consultoria e soluções de intralogística, com um abrangente portfólio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. Sediada em Hamburgo-GER, é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na bolsa alemã. Representada mundialmente em 41 países, emprega mais de 18.000 colaboradores. No Brasil, possui sede em Itupeva (SP) e filiais nas cidades de Belo Horizonte (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), São José dos Pinhais (PR), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Leopoldo (RS).

Sobre a Associação Ambientalista Copaíba:
 A Associação Ambientalista Copaíba nasceu do sonho de quatro estudantes que desejavam reflorestar as margens de um rio e, hoje, envolve ações ambientais integradas. São projetos de restauração ecológica, produção de mudas nativas, educação ambiental e políticas públicas nas bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, em plena Mata Atlântica. A área de atuação da ONG inclui 19 municípios do leste do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais.

Sobre a Editora Mol:

Fundada em 2007, a Editora MOL já doou mais de R$ 60 milhões para mais de 190 organizações sociais a partir da venda de livros, revistas, calendários, álbuns e outras publicações de conteúdo positivo e acessível. Todos os produtos da MOL são desenvolvidos em parceria com grandes redes varejistas e têm parte dos lucros revertidos para causas. Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e internacionalmente pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial.

Publicado às 11h59

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial