Café de Serra Negra é o segundo melhor do Estado de São Paulo

Mesmo num ano atípico e cheio de adversidades por causa da pandemia de Covid-19, a cafeicultura paulista se destacou. E para marcar esse reconhecimento, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SP (Sistema FAESP/SENAR-SP) sediou a cerimônia de premiação do "19º Concurso de Cafés Especiais de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira".

O evento, que foi realizado no dia 7 de dezembro, respeitou todas as orientações de segurança, higiene e distanciamento contra a Covid-19, reuniu cafeicultores, representantes de agroindústrias e associações, baristas, diretores da FAESP, do SENAR-SP, do Sindicafé, da Câmara Setorial do Café e o Secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira.

Serra Negra foi representada no evento e conquistou o segundo lugar na categoria Natural, com o cultivar Arara, do sítio São Geraldo, de Roberto e Rosana Marchi, no bairro da Serra. O café é cultivado a 1150 metros acima do nível do mar.

Para o presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles, o encontro consolida as ações de capacitação técnica nos sindicatos rurais e a união de esforços das entidades: "Nós trabalhamos para que a agricultura paulista seja coesa e forte a fim de o produtor rural ocupar seu lugar de direito" afirmou. "Este evento traz um justo reconhecimento aos nossos produtores, destacando ainda mais a próxima safra de café", finalizou Meirelles.

Nathan Herszkowicz, presidente executivo do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), conduziu a cerimônia e falou sobre o reconhecimento da premiação. ?Esse evento consolida os trabalhos e resultados dos concursos regionais e estadual de café, visando divulgar a alta qualidade dos cafés produzidos em São Paulo?, desataca.

Na ocasião, também participaram Gustavo Junqueira, Secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Dr. Pedro Lucchesi, diretor da FAESP; Dr. Mario Antônio Biral, superintendente do SENAR-SP; Ademar Pereira, presidente da Câmara Setorial do Café e presidente do Sindicato Rural de Caconde e Sr. Aldir Alves Teixeira, diretor do ASSICAFÉ.

Ademar Pereira completou: ?Aqui nós estamos valorizando a cafeicultura paulista. O dinamismo do Sistema FAESP/SENAR-SP junto ao governo do Estado tem aberto portas para pequenos e médios produtores. O SENAR-SP, brilhantemente, faz sua parte com a Formação Profissional e a Promoção Social. Temos um produto de qualidade a ser valorizado?, celebra.

O superintendente do SENAR-SP, Mario Biral, falou sobre a sustentabilidade das famílias no campo. "A união de esforços dos sindicatos rurais, SENAR-SP e da Secretaria da Agricultura fortalecem as atividades agrícolas no Estado. O SENAR-SP apoia os concursos regionais há mais de 15 anos porque acredita na excelência produtiva dos nossos agricultores e hoje, neste evento, nós somos a vitrine do café paulista, prestigiando sua qualidade".

Após a premiação, o secretário de agricultura visitou o novo "Espaço do Produtor", criado pela FAESP para recepcionar eventos como este e destacou a atuação da entidade. "Ver a Federação assim, modernizada, mostra a força do agro do Estado de São Paulo. A FAESP está de parabéns pelas mudanças, o Dr. Fábio Meirelles pela atuação junto aos sindicatos e isso está representado também nessa premiação do 19º Concurso de Cafés Especiais. E essa é a referência para que os produtores possam olhar para o próximo ano e produzir com ainda mais afinco o melhor café do Brasil, que é o café de São Paulo", finalizou o secretário de agricultura Gustavo Junqueira.

Com informações da FAESP 

Publicado às 20h32

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro