20 Outubro, 2019

Baseada na obra de Rubem Alves, peça ‘A Pipa e a Flor’ circula em Campinas com seis sessões gratuitas no mês de setembro

Adaptada, dirigida e encenada por Laerte Asnis, peça completa 20 anos de palco em 2019 e integra a programação do projeto ‘Teatro na Villa’ 2ª Edição

Baseada integralmente no texto homônimo de Rubem Alves, a peça A Pipa e a Flor leva para o palco um enredo intrigante que desperta o imaginário: seria possível uma pipa livre se apaixonar por uma flor enraizada? Para descobrir, o público terá que acompanhar a nova turnê da peça, que retorna à Região Metropolitana de Campinas em setembro, dentro da programação do projeto ‘Teatro na Villa’ 2ª Edição.

Responsável pela adaptação de texto e direção do espetáculo, Laerte Asnis – da Cia. Grande Urso Navegante – também encena a peça, que tem classificação livre. A nova circulação passa pela Unidade I do Instituto Semear no dia 19 e, no dia 20, pela Unidade II. Fechando a programação, a EMEF João Alves dos Santos, no Jardim Regina, recebe a sessão dupla no dia 27 de setembro. Vale ressaltar que todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Apresentada em várias cidades do Brasil e de Portugal, A Pipa e a Flor estreou no ano de 1999, antes do boom da internet e da chegada dos smartphones. Ainda assim, transcende aos palcos, mantendo-se “instigante, viva e atual”, nas palavras do diretor. Durante a cena é estabelecido um vínculo cênico com a participação ativa e intensa do público no enredo. “Essa troca fortalece a conexão entre palco e plateia, que se une na cantoria, nas brincadeiras e na troca de olhares, risos e lágrimas provocadas pelo texto mais poético de Rubem Alves”, pontua Asnis.

Numa carta escrita no início dos anos 2000, o próprio Rubem, depois de assistir e se surpreender com a peça, recomendava o espetáculo, “comprometendo-se pessoalmente” pela indicação. “Ele tomou uma de minhas estórias [...] transformou-a com a sua imaginação, deu-lhe vida e todo mundo que participou do espetáculo viu aquilo que eu havia escrito, inclusive eu... Na verdade, muito mais do que eu havia escrito. Acredite: fiquei emocionado. Isso é a coisa extraordinária da brincadeira teatral do Laerte: ela faz pensar”, redigiu o escritor, educador, psicanalista, teólogo e amante da vida, falecido em 2014.

“Conheci livro e autor em 1999, e logo me encantei com a história. Quando perguntei se poderia adaptar o livro, a resposta dele foi imediata – ‘ficarei honrado’. No mesmo ano começamos a apresentar A Pipa e a Flor, que fala de amor, das relações humanas, do desejo pela liberdade, do brincar e do viver, e de sentimentos como posse e ciúmes. Todas essas temáticas são universais e atemporais. Até por isso, a mensagem é tão valiosa. Costumo dizer que a peça é um elixir para que possamos entender melhor o quanto a poesia é essencial para a sobrevivência humana”, conclui Laerte.

A Pipa e a Flor integra a programação do ‘Teatro na Villa’ 2ª Edição, que leva o universo das artes através de peças teatrais que estimulam a criatividade, comunicação social e a socialização, a partir de conteúdos musical, folclórico e motivacional. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Sabic e produção da Villa 7 AH 7 Produções Culturais em parceria com a Agroinfo TI.

Sobre a SABIC

A SABIC é líder global em produtos químicos, está presente em 50 países e possui mais de 35 mil funcionários ao redor do mundo. Nossa missão é fornecer com responsabilidade produtos e serviços de qualidade por meio da inovação, aprendizado e excelência operacional. A química é mais do que ciência, é a substância do nosso sucesso. É como trabalhamos para construir relacionamentos duradouros e de confiança. O que importa é proporcionar impacto significativo para nossos clientes e as comunidades com as quais colaboramos, para que possamos ter sucesso e crescer juntos.

Sobre a Villa7 | AH7 Produções Culturais

A Villa 7 | AH7 é uma empresa especializada na gestão e desenvolvimento de projetos culturais através das diversas leis de incentivo. Acompanhamos cuidadosamente todas as etapas do projeto, desde a sua concepção até sua efetiva realização, passando pela fase de inscrição nos programas de incentivo mais adequados, obtenção de aprovação pelo órgão responsável, até a prestação de contas do uso dos recursos concedidos. O projeto Teatro na Villa – 2ª. Edição foi idealizado para a AGROINFO TI através da Lei de Incentivo à Cultura, e tem como principal objetivo levar o universo das artes para crianças e jovens de comunidades carentes, através de peças teatrais que estimulam criatividade, comunicação e socialização, contribuindo para seu desenvolvimento como cidadãos.

Sobre a AGROINFO TI

Empresa especializada na gestão administrativa, gestão de banco de dados e produção executiva de projetos, com logística inteligente e eficaz.

SERVIÇO
Teatro na Villa – 2ª Edição

Espetáculo Teatral “A Pipa e a Flor”

Agenda de Campinas

Quando: Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Horários: 10h e 14h30

Onde: INSTITUTO SEMEAR – UNIDADE I | Rua dos Cambarás, 600, Via Norte – Campinas/SP

Quando: Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Horários: 10h e 14h30

Onde: INSTITUTO SEMEAR – UNIDADE II | Rua dos Tênis, 102, Residencial Vila Olímpia – Campinas/SP


Quando: Sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Horários: 09h e 10h

Onde: EMEF JOÃO ALVES DOS SANTOS | Rua Manoel Thomaz, 288, Jd. Regina – Campinas/SP

Com informações da Assessoria de Imprensa da Villa 7 | AH7 Produções Culturais

Publicado ás 11h55

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro