20 Outubro, 2019

Prêmio Cidadania no Campo: Pedreira melhora a qualidade de vida de seus produtores

A Prefeitura de Pedreira ficou em 4° lugar no “Prêmio Cidadania no Campo Município Agro 2019” da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A gestão pública foi agraciada por priorizar o apoio técnico para melhorar as boas práticas agropecuárias e ampliar a capacitação de produtores rurais fornecendo cursos, visitas técnicas e palestras que auxiliam na produção sustentável. Pedreira recebeu R$ 62,5 mil do Prêmio que serão utilizados para beneficiar os produtores.

“A verba será utilizada para adquirir um veículo utilitário, que ira compor parte das atividades técnicas da Secretaria Municipal de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente, o qual aperfeiçoará o trabalho de suporte nas propriedades rurais do município”, comenta o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

O prêmio auxiliou a administração municipal a fazer um balanço dos pontos fortes, das atividades que precisam ser melhor trabalhadas, bem como foi importante para o fomento do agronegócio, pois, conforme explica Hamilton, “trouxe visibilidade e reconhecimento ao trabalho desenvolvido no dia a dia por nossos produtores rurais, principalmente em relação aos pequenos agricultores”.

Com o intuito de melhorar a vida, educação e diminuir o êxodo rural das famílias que moram em Pedreira, a Prefeitura fornece cursos profissionalizantes para jovens e adultos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural, e também está formando o Centro Comunitário e Biblioteca Rural na cidade, bem como implantando um serviço de internet na área rural.

“Os cursos temáticos de atividades rurais, rotineiramente ministrados, se destacam pela efetiva participação de nossos agricultores familiares”, conta o prefeito. Pedreira tem a média de 150 propriedades rurais de pequeno porte e está formando sua a primeira associação de agricultores.

Na atual gestão municipal, as atividades de maior destaque são os projetos de olericultura, fruticultura, a criação de agroflorestas, bem como a importante produção de embutidos cárneos (linguiças) e produtos lácteos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal de Pedreira (SIM).

O SIM tem por objetivo garantir a identidade, a integridade e a inocuidade dos produtos de origem animal a fim de proteger a saúde pública e a ordem econômica. Observa-se que no ano de 2019 houve um incremento de 30%, em comparação ao ano de 2018, nos estabelecimentos registrados pelo serviço. O acréscimo se deu por conta do aumento das fiscalizações sanitárias nos estabelecimentos produtores de alimentos de origem animal.

As orientações prestadas pelos técnicos da Casa da Agricultura de Pedreira aos produtores rurais auxiliaram no processo de conscientização dos proprietários desses estabelecimentos em relação à importância de se produzir e ofertar produtos cárneos e lácteos legalizados e com a qualidade assegurada.

Já nos produtos de origem vegetal, observa-se que as principais culturas agrícolas do município são a fruticultura, olericultura, silvicultura que são fomentados por programas pontuais. O Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria, aponta que as principais produções agropecuárias do município em 2018 foram a de frango, abacate e poncã, conforme os dados a seguir.

Frango – 250 mil aves foram enviadas para o abate, que gerou 625 mil quilos da carne.

Abacate – Cerca de oito mil pés de abacate foram suficientes para produzir 80 mil caixas de 22 quilos cada.

Poncã – Pouco mais de 13 mil pés de poncã produziram 61 mil caixas de 40,8 quilos da fruta cada.

Os agricultores e pecuaristas do município recebem ajuda da prefeitura e da Secretaria de Agricultura paulista no escoamento de seus produtos, por meio de feiras do produtor diurnas e noturnas, grandes eventos anuais e aquisição de alimentos para merenda escolar mediante o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Publicado às 19 horas

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro