06 Dezembro, 2019

Jaguariúna está confirmada como sede da Copa São Paulo

Na região, Itapira também contará com jogos

Jaguariúna é a 30ª cidade confirmada entre as sedes da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Integrante da Região Metropolitana de Campinas, distante cerca de 130 quilômetros da capital e com quase 60 mil habitantes, a cidade conta com um estádio moderno após sua reconstrução em 2008 o que permitiu que grandes clubes do futebol brasileiro tenham se instalado por lá na última década. Três deles se sagraram campeões posteriormente.

Inaugurado em 1996, o estádio municipal Alfredo Chiavegato, também conhecido como campo do Valmont ou campo do Nassif, foi remodelado em 2008, quando passou a ser comparado a uma arena multiuso. Desta maneira, os jaguariunenses tiveram a possibilidade de ver grandes times e talentos surgirem nessa última década de disputa da Copinha.

Em 2010, primeiro ano em que sediou o torneio após a reforma do estádio, o São Paulo de Rodrigo Caio, Willian Arão, Casemiro e Lucas Moura, e que seria o campeão, atuou na cidade até a semifinal com uma campanha impecável. Em 2012, foi a vez de o Corinthians, da dupla de zaga Marquinhos e Antônio Carlos, se dar bem na cidade. Campeões, os alvinegros também jogaram até a semifinal em Jaguariúna. Na Copinha seguinte, o Santos de Gustavo Henrique, Alison e Neílton jogou na sede até as quartas de final, antes de ficar com a taça.

Com uma boa praça de jogos, a cidade vem tentando se firmar no futebol profissional. Fundado em 2007 como São Judas Tadeu, a primeira equipe local a disputar uma competição da FPF hoje chama-se Jaguariúna Futebol Clube. Disputou a Segunda Divisão do futebol de São Paulo em quatro ocasiões. A primeira, com o nome antigo, em 2011. Já carregando o nome da cidade esteve nas últimas três edições do torneio. Em todas elas, foi eliminado ainda na primeira fase.

No começo do século, a cidade se empenha na disputa do Campeonato Paulista Feminino. Acaba eliminado nas primeiras fases de 2004, 2006, 2008 e 2010, chega à segunda etapa do torneio de 2009, mas faz boa campanha chegando na decisão do título, em 2007. Na ocasião, foi derrotado por 3 a 1 pelo Santos.

Os jogos da sede de Jaguariúna vão ocorrer no estádio municipal Alfredo Chiavegato. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.

Com informações da Federação Paulista de Futebol. Foto - JaguariúnaFC

Publicado às 8h53

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro