24 Janeiro, 2020

Ministério do Turismo apresenta projeto inédito para promoção do Destino Mantiqueira

Circuito das Águas Paulista fará parte do projeto que é o primeiro a primeira a ser lançado pela Pasta para estimular o incremento do fluxo turístico regional

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, assinou nesta quarta-feira (04), em Belo Horizonte, um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e as secretarias estaduais da região da Mantiqueira. A parceria tem o objetivo de transformar e promover o destino em um dos principais roteiros turísticos nacionais, a partir da integração da governança interestadual de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A cerimônia marcou o segundo dia da Semana Nacional do Turismo, que está sendo realizada na capital mineira até a próxima sexta-feira (06).

Em seu discurso, Álvaro Antônio destacou a necessidade de ações como essa para a transformação do Turismo no país. “Com essa iniciativa inédita, queremos fazer com esses circuitos uma promoção mais efetiva, dar uma visibilidade maior e transformar o destino Matinqueira em um dos mais importantes do país. Eu acredito que nessa integração, a convergência de ideias vai ser fundamental para o desenvolvimento do setor no estado. Coloco o Ministério do Turismo à disposição para que possamos trabalhar juntos, gerando um número maior de turistas, além de emprego e renda para a região”, finalizou.

O secretário de Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, pontuou que o projeto dá ao local a oportunidade de mostrar a potencialidade do setor nestes municípios. “Representa uma promoção turística muito importante para a região que tem a vocação natural do turismo, e uma grande ferramenta de ativação econômica para Minas Gerais”, celebrou. 

Presente na cerimônia, o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, destacou a importância da integração dos três estados. “A preciosidade destes atrativos que compõem a serra da Mantiqueira é algo indiscutível. Eu tenho certeza que nós precisamos divulgar essa possibilidade das experiências. Nós vamos formatar o máximo possível para que esse cluster celebre cada vez mais conquistas. Contem com o Rio de Janeiro”.

Representando o secretário estadual de Turismo de São Paulo; o secretário-executivo da Pasta, Marcelo Costa, parabenizou o Ministério do Turismo pela boa iniciativa. “É maravilhosa. Apesar de todo o nosso potencial, São Paulo não é reconhecido como destino turístico pelos próprios paulistas, nem pelos brasileiros. Temos grande diversidade turística, como é o caso da Mantiqueira, e a iniciativa é fundamental e totalmente coerente com a nossa proposta. Estamos próximos de um trabalho muito bom. Contem conosco”, finalizou.

 POTENCIAL - A Mantiqueira é uma região integrada composta por mais de 100 cidades e três estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em razão de sua localização estratégica, a região reúne incontáveis atrativos turísticos para todos os gostos, com roteiros gastronômicos, rurais, religiosos, culturais, ecoaventura, entre outros. A região foi reconhecida pela revista Science 2015 como a 8ª área mais insubstituível do planeta. A região conta com um grande mosaico de Unidades de Conservação, considerado o maior da região Sudeste.

Fazem parte do roteiro os Circuitos das Águas, das Águas Paulista, Caminhos da Mantiqueira, Serras de Ibitipoca, Serras Verdes, Terras Altas da Mantiqueira, Trilha dos Inconfidentes e Mantiqueira Paulista. A região conta com mais de 1.600 hotéis, com 80 mil leitos e 2 mil restaurantes distribuídos por uma extensão de mais de 500 Km.

Publicado às 19 horas

Com informações do Ministério do Turismo

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro