Mais uma queda da Selic. Onde investir?

Após novo corte, de 0,25 ponto base, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, estabeleceu a taxa Selic em 4,25%, estabelecendo uma nova mínima histórica. Mas o que isso significa para os investidores?

O economista Roberto Rodrigues, que é gerente de captação da Sicredi União PR/SP, dá dicas e explica o cenário com a nova taxa básica de juros. De acordo com ele, nesse contexto de juros baixos, a busca por rentabilidades maiores nos investimentos exige a estratégia de diversificação da carteira, com fundos de investimento multimercado e fundos de ações, por exemplo. Para os investidores dispostos a correr um pouco de risco, uma boa opção, de acordo com o economista, é o Sicredi FIA Ibovespa, que é um fundo de investimentos em ações que no ano passado teve rentabilidade de mais de 35%. Esse fundo, aliás, foi um dos dez mais rentáveis da categoria no Brasil, segundo o ValorInveste.

Para quem quer aplicar em fundos, é preciso entender o perfil do investidor: conservador, moderado ou arrojado. Investidor moderado, por exemplo, é aquele que diversifica os ativos e aceita pequenas oscilações, se expondo a um pouco de risco na busca por uma rentabilidade um pouco maior. Uma carteira de investimentos com ativos do Sicredi para investidores moderados, por exemplo, pode conter Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Depósitos a Prazo, Fundos de Investimento Multimercado e Fundos de Ações.

“Analisando o histórico de rentabilidade de uma carteira de perfil moderado do Sicredi, vemos que foi possível obter rendimento de 9,73% em 12 meses, o equivalente a 164% do CDI, e há ainda opções que permitem rendimentos maiores ainda, desde que o investidor tolere correr mais risco”, explica Roberto Rodrigues.

A taxa básica de juros menor também deverá reduzir as taxas das linhas de crédito ofertadas pelas instituições financeiras. Neste caso, a compra de máquinas e equipamentos para expansão dos negócios pode ser uma boa opção. “Tem muito produtor rural aproveitando esse período de juros menores para financiar utilitários, equipamentos para agricultura de alta precisão e outros maquinários. Empresários que desejam investir e ampliar seus negócios podem se beneficiar de taxas de juros mais atrativas”, destaca.

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Publicado às 10h22

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro