Viagens internas devem impulsionar a retomada, dizem especialistas e empresários durante encontro em São Paulo

O Broadcast SP Pra Todos, promovido pela Secretaria de Turismo de São Paulo, nesta terça-feira, 30, aponta tendências do mercado global para o País

Com o tema “O novo turista e os novos produtos”, a Secretaria de Turismo do Estado promoveu a terceira edição do Broadcast SP Pra Todos, desta vez com empresários nacionais e especialistas estrangeiros. Participaram o CEO do grupo WTC São Paulo, João Nagy; o presidente da rede Accor para América do Sul, Patrick Mendes e o economista, Roberto Giannetti.

Os empresários e o economista conversaram com os executivos David Goodger, líder da área de Economia do Turismo da Oxford Economics, e o presidente e da U.S. Tour Operators Association – USTOA, a associação dos operadores americanos, Terry Dale. O encontro foi mediado pelo secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz.

David Goodger apresentou a análise econômica aplicada ao setor, que aponta o impacto das restrições e flexibilizações em cada região e mercado, o que demonstra uma maior queda nas viagens internacionais e o maior potencial de retorno nos destinos domésticos.

Já o presidente e da U.S. Tour Operators Association – USTOA,Terry Dale, acredita que esse é o momento de os empresários alinharem os negócios e, dessa forma, ajudarem-se nesse período de recuperação. O executivo compartilhou uma enquete recente realizada com os associados.

Segundo a USTOA, 58% das reservas realizadas durante a pandemia são para 2021; já nas reservas mais recentes, 41% dos associados informaram serem para terceiro e quarto trimestre deste ano; 51% geraram novas reservas já para o início de 2021 e 76% fizeram reservas para o primeiro trimestre de 2022. “Esses dados demonstram o desejo de viajar do norte-americano”, completou Terry.

A pesquisa com os associados traz um recorte para América do Sul. De acordo com os operadores americanos, 37% das reservas estão mantidas para setembro e outubro deste ano; e 30% têm planos para operar no primeiro trimestre de 2022.

Terry mencionou, ainda, a iniciativa Tour Care, projeto voltado aos cuidados durante uma viagem, com o objetivo de promover uma melhor experiência ao turista e que, para isso, envolve toda a cadeia. “Todos os elementos que fazem parte da experiência do pacote de viagens devem ser responsáveis pelas medidas de saneamento, saúde, como uma prioridade máxima”, disse.

Ao final do debate o secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, ressaltou os esforços no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de promoção digital para segmento, bem como a importância do setor e sua contribuição com a economia do País.

O próximo Broadcast SP Pra Todos será no dia 14 de julho, às 14h, na plataforma YouTube, no canal secturismosp,. Os debates anteriores também estão disponíveis no canal. Com o propósito estimular o diálogo na busca de soluções na reconstrução do turismo brasileiro, a iniciativa inédita reuniu durante os quatro encontros especialistas brasileiros e internacionais do setor.

Publicado às 18h14

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro