Nem sempre é o preço

Muitos empresários acreditam que a concorrência se dá apenas no âmbito do preço dos produtos. Erroneamente, lojistas e comerciantes acreditam que ao ajustarem para baixo o preço de seus produtos vencerão a concorrência, quando na verdade, muitas vezes o consumidor não está em busca do menor preço, mas de outras qualidades oferecidas por você, e que podem agregar muito mais valor para o seu cliente.

Entre essas qualidades, podemos destacar a durabilidade do produto, a confiabilidade da marca, e as referências que o público dá sobre ele. 

Você pode, por exemplo, ser a preferência pela disponibilidade do estoque; pelos prazos de entrega; pela diversidade na forma de pagamento; pela possibilidade de sua marca ser encontrada nos sites de busca, pela facilidade de navegação na sua loja online, inclusive na busca dos produtos, entre outras opções que não se referem exclusivamente ao preço.

Aqui vale, mais uma vez, a recomendação principal para todo aquele que quer ter um negócio: quanto mais você conhecer seu público, mais vai entender seus desejos e necessidades, e também o quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece.

Ibrahim Gustavo é jornalista, escritor e educador, Pós-graduado em MKT e MBA em Comunicação e Mídia

Publicado às 20 horas

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