Logo

FATEC

Amparo | Pedreira - Geral

DAEE retoma licitação para construção de barragens em Pedreira e Amparo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo confirmou nesta semana, a retomada dos processos licitatórios para as construções das barragens de Pedreira, no Rio Jaguari, e Duas Pontes em Amparo, no Camanducaia. As barragens receberão investimento de R$ 740 milhões e os novos editais foram publicados em 2 de novembro. A assessoria do DAEE alega que a concorrência internacional teve de ser revogada em setembro, por causa da grande demanda de informações complementares. Ao todo, informou o departamento, eram quase 200 empresas interessadas na proposta.

O início das obras foi adiado de setembro deste ano para o primeiro trimestre de 2018 e, de acordo com o Daee, serão necessários até 30 meses de trabalhos nas cidades.

Os novos reservatórios serão feitos abaixo do complexo Cantareira e devem servir como garantia hídrica durante o período de estiagem nas áreas das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

 

O reservatório em Pedreira terá 4,3 km² e capacidade de acumular 31,9 milhões de m³ de água. Além disso, vai permitir vazão de 8,5 mil litros de água por segundo. Já o espaço em Amparo, terá 8,8 km² e capacidade para 53,4 milhões de m³. A vazão deve ser de 8,7 mil litros. A expectativa é de as construções permitam benefícios para 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região. Os imóveis para construção dos reservatórios já foram declarados de Utilidade Pública. As desapropriações de 65 propriedades estão estimadas em R$ 110 milhões.

Publicado em 9/11/17, às 11h15


Notícias Relacionadas