16 Outubro, 2018

Bailarino internacional estará na Festa do Morango

Raoni Xavier, bailarino monte-alegrense, foi vencedor de concurso internacional de dança em Barcelona, na Espanha e se apresentará na 25ª Festa do Morango de Monte Alegre do Sul.

Monte Alegre do Sul, encantadora por suas belezas naturais, nem sempre revela um dos seus maiores valores: sua gente. Com pouco mais de 7,8 mil habitantes, a estância do interior paulista tem aquele jeitinho de recanto para descansar e fugir da rotina. Mas no vale cortado pelo Camanducaia, há mãos, pés e corações de talento. Dessa terra nasceu um coração que efervesce a cada compasso de uma canção. O monte-alegrense Raoni Xavier, de 25 anos, transforma o movimento do corpo em poesia. No sábado, 21 de julho, Raoni fará uma breve apresentação solo durante a 25ª Festa do Morango de Monte Alegre do Sul.

Tudo começou há 16 anos. Raoni tinha oito anos e entrou em um grupo de dança da escola. Aos treze, o que era atividade para preencher o tempo livre virou bolsa e muitos estudos, com aulas diárias de Ballet e Jazz. O tempo passou e, aos 16, ele já estava fazendo seu primeiro exame na Royal Academy of Dance of London. No mesmo ano, veio a oportunidade de uma vida! Ganhou bolsa completa para o curso técnico em dança contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Antes mesmo de concluir o curso, Raoni já se apresentava com a AMA Cia de Dança, companhia dirigida pelo professor e coordenador de seu  curso na Escola Bolshoi, Amarildo Cassiano. A experiência lhe garantiu um convite da coreógrafa e professora Eurika Porto, para fazer parte do seleto grupo de Trainees da Hubbard Street Dance Center, em Chicago. Nos EUA, Raoni trabalhou na Elements Contemporary Ballet, escola inovadora por incorporar as técnicas clássica à contemporânea e a improvisação cênica em seus espetáculos.

Muitas horas de dedicação depois, Raoni participou do videoclipe da música “One”, cuja renda e diretos autorais foram revertidos para ações no continente africano. Enquanto morador dos EUA, ainda foi artista convidado do Peoria Ballet e da State Street Dance Studio em importantes ballets, como: O Quebra Nozes, Don Quixote e A Bela Adormecida. Entre outras experiências, o solo contemporâneo “Gaiola” foi selecionado para o Chicago Dance Festival nas categorias “New Dancers” e “Future Stars”. Ainda em Chicago, Raoni representou o Brasil no espetáculo em comemoração ao dia internacional da dança, do diretor Altin Naska.

Em 2014, Raoni retornou ao Brasil para dar continuidade à sua carreira perto de sua família. Atualmente, é instrutor de dança contemporânea e clássica na Escola de Dança Gisele Toledo. Sua carreira e sucesso internacional, contudo, continuam. Em 2017, foi solista internacional convidado para a temporada de Quebra Nozes do Chicago Ballet Conservatory. Sob direção de Linda Cunningham, dividiu palco com o Primeiro Bailarino do NY City Ballet, Joaquim de Luz, e o Primeiro Bailarino da Ópera Lírica de Chicago, JP Tenuta.

Em maio de 2018, ele e a dançarina pedreirense, Ana Carolina Pansani, foram premiados na 8ª edição do Certamen Internacional de Dansa Ciutat de Barcelona, na Espanha. O concurso, que integra jovens dançarinos de todo o mundo, busca promover um intercâmbio entre coreógrafos, bailarinos e professores com uma paixão em comum: a dança. O duo “Incessante”, criado por Raoni e dançado em conjunto com Carol Pansani é uma interpretação da canção “Era Pra Ser”, de Maria Bethânia, e foi vencedor na categoria dança contemporânea.

Alternando a batida entre momentos de inspiração, criatividade e transpiração, Raoni segue dançando e ensinando. Aos 25 anos, faz poesia com seus movimentos e emociona a quem o vê dançar.

A FESTA DO MORANGO

Durante o mês de julho, a pequena e aconchegante Monte Alegre do Sul, a 70 km de Campinas e 130 Km de São Paulo, se transforma em um dos destinos mais procurados do Circuito das Águas Paulista. Dos dias 06 a 09, 13 a 15, e 20 a 22 de julho, as ruas do Centro Histórico e da Praça Bom Jesus param para receber a 25ª Festa do Morango.

A festa foi criada em 1994, com o objetivo de valorizar uma das frutas mais desejadas pelo consumidor brasileiro. O morango foi escolhido não pela quantidade produzida, mas pelo vínculo histórico. Na década de 1940, foram feitos os primeiros plantios em Monte Alegre do Sul, por meio da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Daí em diante, foram desenvolvidas diversas variedades. Ainda hoje, Monte Alegre do Sul é considerada uma das maiores produtoras de mudas de morango do país.

Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, morangos são encontrados tanto “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas desenvolvidas especialmente para o evento.  É possível encontrar uma grande diversidade de derivados, produzidos e comercializados por doceiros da cidade. 

PROGRAMAÇÃO DE 20 A 22 DE JULHO

20 de julho (sexta-feira)
12h - Praça de Alimentação: Hilário Nascimento 
14h - Praça Bom Jesus: Dança do Ventre (Letícia Afonso)
14h10 - Praça Bom Jesus: Dança do Grupo da Melhor Idade de Pinhalzinho
14h30 - Praça Bom Jesus: Dança do Grupo da Melhor Idade de Monte Alegre do Sul
18h - Praça de Alimentação: Vitrine Acústico 
20h - Palco Principal: Edison Brasil e Banda RZ3

21 de julho (sábado)
10h - Praça de Alimentação: Junior Corrêa
12h - Palco Principal: Orquestra de Morungaba
13h30 - Praça de Alimentação: Violas D’Monte
14h30 - Praça Bom Jesus: Dança (Raoni Xavier)
14h40 - Praça Bom Jesus: Hip Hop Evolution Style Crew (Pinhalzinho)
15h - Praça Bom Jesus: Hip Hop (Sumaré)
16h - Praça de Alimentação: Jukelias Acoustic
16h - Palco Principal: Banda da Casa das Artes
18h - Praça de Alimentação: Banda Caju
20h - Palco Principal: Banda Filhos do Bem

22 de julho (domingo)
10h - Praça de Alimentação: Choro e Etc.
12h - Palco Principal: Corporação Musical Santa Cecília
12h - Praça de Alimentação: Hugo e Camila Dias
14h - Praça de Alimentação: Filhos do Bem Acústico 
16h - Palco Principal: Mantovani Neto Jazz Trio
16h - Praça de Alimentação: Tiago Costa
18h - Praça de Alimentação: Batuqueiros do Beco

Com informações de Caio Araújo

Publicado às 11h35

Receba notícias pelo WhatsApp - 19-98765-5745 ou clique aqui para ir direto - https://api.whatsapp.com/send?l=pt-BR&phone=5519987655745