18 Novembro, 2018

Dez alimentos para você excluir da rotina alimentar

Segundo dados fornecidos em 2015 pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 2,3 bilhões da população está com sobrepeso, enquanto o número de pessoas obesas atingiu 700 milhões. No Brasil, o excesso de peso já é um problema que atinge 40% da população.

A obesidade oferece fator de risco para doenças como hipertensão e colesterol, porém é importante ressaltar que a doença pode ter diversas causas, como fatores genéticos, falta de atividades físicas, má alimentação e problemas médicos.

Uma alimentação saudável é um importante aliado para prevenir ou reverter este quadro, mas não se esqueça de visitar um especialista para avaliar quais são as particularidades do seu caso e qual é o tratamento mais adequado.

Abaixo, confira 10 alimentos que devem ser evitados se você pretende ter um estilo de vida mais saudável:

1. Bacon

Apesar de alguns acreditarem que bacon combina com qualquer alimento, a carne deve ser evitada por ser um alimento processado e rico em gordura saturada, que ajuda no aumentos dos níveis de colesterol ruim, que em excesso pode causar inflamação das artérias.

2. Embutidos

Alimentos embutidos são ricos em gordura sódio e produtos químicos danosos para o nosso organismo, por isso evite consumir salsichas, linguiças e presunto em grandes quantidades.

3. Refrigerantes

Essas bebidas possuem altas doses de açúcar e sódio, que se consumidos em grandes quantidades pode causar aumento na pressão arterial e problemas renais. Além disso, refrigerantes possuem uma grande quantidade de calorias, mas são pobres em nutrientes. Fique atento as versões com zero açúcar, que ainda podem ter grandes quantidades, às vezes até maiores que as versões tradicionais, de sódio.

4. Temperos Industrializados

Segundo a OMS, um adulto deve ingerir cerca de 2 gramas de sódio por dia. O problema dos temperos industrializados são as grandes quantidades de sódio, muitas vezes acima do permitido pelos órgãos reguladores.

5. Salgadinhos Industrializados

Fáceis de encontrar e consumir, os salgadinhos de milho fazem parte da nossa dieta, principalmente a das crianças. Porém, são altamente prejudiciais à saúde devido às altas quantidades de sódio, além de produtos químicos que podem causar alergias e agredir a mucosa do intestino.

6. Batata Frita

Dependendo de como é feita, a batata frita pode ficar com grandes quantidades de gorduras, como por exemplo quando é frita em temperaturas muito altas ou em sua versão congelada. Uma boa opção é fazer a batata assada no forno.

7. Sorvetes Industrializados

Sorvetes industrializados são ricos em açúcar, calorias e gorduras trans. Além disso, possuem componentes químicos prejudiciais à saúde e pouquíssimos nutrientes. Quando possível, opte por picolés de frutas, que são menos calóricos e mais nutritivos.  

8. Macarrão Instantâneo

Apesar de serem rápidos e fáceis de se preparar, esse tipo de alimento é rico em gorduras e calorias, além dos temperos possuírem quantidades de sódio superiores à recomendada pelo Organização Mundial da Saúde.

9.Alimentos Congelados

Esses alimentos são ricos em conservantes, produtos químicos, sódio e possuem muitas calorias. Além disso, são preparados com farinha branca, que é rapidamente absorvida pelo organismo e faz com que o indivíduo sinta fome novamente em um curto período de tempo.

10. Biscoitos Recheados

Os biscoitos recheados possuem alto teor de gorduras e calorias, alguns deles com gordura trans na composição, responsável pelo aumento do colesterol ruim.

Realização: Sulamerica Odonto

Publicado às 19 horas

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