25 Setembro, 2018

Banda Urbana toca no Teatro do Centro Cultural, em Socorro

Propagando a música instrumental pelo Brasil e o mundo há 12 anos, a big band Banda Urbana se prepara para retomar suas raízes com o novo trabalho: o CD Relatos Suburbanos reflete a sonoridade da música integrada à diversidade de gêneros para os quais a ela se abre. A turnê de lançamento já começou – em Leme, no último dia 29/08 – e segue por outras três cidades do estado de São Paulo. Embalando o feriado, a próxima parada é em Socorro, na quinta-feira,, às 6/9, 20h30.

“Esse é um CD que espelha bem a história da banda. Nesses mais de dez anos, a gente meio que corre na contramão da música proposta pela grande mídia, mas sempre com grande aceitação. Neste trabalho trazemos um repertório que harmoniza a estética da música erudita com a popular brasileira de raiz, passando pelo jazz e outros gêneros”, explica o trompetista João Lenhari.

Durante a turnê, o grupo – que tem outros dois CDs gravados – promove um encontro com grandes instrumentistas: Proveta (Nailor Azevedo), clarinetista e líder da Banda Mantiqueira, e Toninho Ferraguti, acordeonista de renome internacional. Além de serem duas das principais referências de formação da banda, ambos também saíram do interior para brilhar mundo afora. “Voltar às origens e tê-los participando deste trabalho é muito importante e gratificante para nós. Na verdade, a turnê em si acaba se tornando uma grande homenagem, para nós, para eles e para o público que vai receber os shows”, comenta Lenhari.

Inspirado na diversidade de ritmos brasileiros, no jazz e na música erudita, o disco revela um repertório autoral de qualidade, com composições de Lenhari, Rui Barossi (baixo) e Raphael Ferreira (saxofone). A turnê contará com três shows gratuitos e abertos ao público, incluindo a apresentação na cidade de Socorro. “Estamos muito felizes pela oportunidade de contar com duas participações especiais de peso no CD, e ainda mais por promovê-lo pelo interior”, celebra o trompetista.

Com a expectativa de difundir e poder levar o jazz ao conhecimento popular, as cidades de Socorro e São Paulo também recebem as apresentações gratuitas. A única apresentação com bilheteria terá como palco o Jazz nos Fundos, com presença e participação de Ferraguti; os ingressos custarão entre R$15,00 e R$30,00.  A turnê se encerra em Campinas, em data ainda a definir: “Tudo começou em Campinas, então nada melhor do que voltar para casa para promover e concluir o novo trabalho”.

Ao final de cada apresentação, o público poderá participar também de um workshop gratuito com a banda. “Além de ser uma oportunidade bacana para saber um pouco mais sobre a história da banda, como tudo começou e o que nos motiva a seguir na música, vamos falar um pouco sobre as técnicas de escrita, repertório e instrumentais”, finaliza Lenhari.

Relatos Suburbanos é um projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, em conjunto com a Numen Produtora, através do edital ProAC nº. 21/2017, que selecionou dez projetos de gravação de álbum inédito e apresentação de espetáculos de música popular instrumental.

SERVIÇO

Banda Urbana toca “Relatos Suburbanos”

Quando: Quinta-feira, 06 de setembro, às 20h30

Onde: TEATRO DO CENTRO CULTURAL – Rua XV de Novembro, 210, Centro, Socorro/SP

Entrada gratuita

Clique e ouça o trabalho da Banda Urbana: http://bit.ly/BUumgringoempernambuco

Assessoria de Imprensa do CD Relatos Suburbanos:

Foto de Fábio Setti

Publicado às 20h25

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro.