Pedreira registra 66 casos de Dengue em 2019

A Secretaria de Saúde de Pedreira realizou no sábado, 9 de março, Arrastão de Combate a Dengue, nos bairros Jardim Triunfo e Marajoara.

Segundo informou a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, Pedreira registrou somente nos meses de janeiro, fevereiro e nos onze primeiros dias de março, 66 casos confirmados de Dengue. “Infelizmente estamos com surto da doença, principalmente nestes dois bairros, e a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) nos indicou a realização da nebulização em cerca de 1.500 residências”, destacou a secretária Ana Lúcia.

No total 10 equipes iniciaram na segunda-feira, 11 de março, a nebulização das residências nos bairros do Jardim Triunfo e Jardim Marajoara. “São dez equipes trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a SUCEN para realizar está nebulização”, ressaltou Ana Lúcia.

O Hospital Humberto Piva montou uma Sala Especial para atendimento de pacientes com suspeita de Dengue com 1 (um) médico, 1 (um) enfermeiro, 2 (dois) técnicos de enfermagem, além de recepcionista e assistente social. Não é necessário passar pelo Posto de Saúde de seu bairro, as pessoas com suspeita devem procurar diretamente o Hospital, sempre das 8h às 22h, ou o Pronto Socorro Municipal.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes Aegypti.

Com informações do Departamento de Imprensa e Comunicação

Publicado às 10h35