Prefeitura de Serra Negra firma parceria com o Sebrae

A Prefeitura de Serra Negra confirmou na manhã da terça-feira, 14, uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Sidney Ferraresso, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico César Borboni (Nei), o gerente regional do Sebrae Nílcio Cibar, o consultor do Sebrae Campinas Fernando Sanches, o consultor de Desenvolvimento Setorial e Territorial do Sebrae Carlos Alberto Leal e os agentes de políticas públicas da entidade Thaís Escridelli e Eduardo Ghirardelli Gonçalves.

Os integrantes do Sebrae desenvolveram no município nos últimos dias o Plano de Desenvolvimento Local (PDL) Serra Negra Empreendedora, que já havia sido apresentado ao empresariado e ao Poder Público, para capacitar potenciais empreendedores, micro e pequenos empresários e produtores rurais do município.

O objetivo é fomentar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade dos pequenos negócios, bem como o desenvolvimento sustentável do município de Serra Negra.

No PDL ficaram estabelecidos três pilares. O primeiro é de políticas públicas, com a instalação de um posto do Sebrae na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, para oferecer serviços como diagnóstico do negócio; consultoria jurídica, financeira e marketing; agendamento e inscrições para cursos, palestras e oficinas; abertura e encerramento do Microempreendedor Individual (MEI) e atendimento e serviços em geral. Além disso, haverá uma parceria com a secretaria de Educação, já avalizada pela secretária da pasta Rita Pinton, com o intuito de capacitar professores da rede pública municipal para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora com os alunos.

O segundo pilar são as capacitações para empresários e funcionários. Por fim, o terceiro pilar é o Trade Turístico, que reúne governança para definir as principais ações para fomentar o Turismo.  

“Trabalhando nesses três pilares, com o engajamento de todos, Poder Púbico, empresários e trabalhadores, poderemos alcançar grandes resultados para o município”, afirmou Nilcio Caibar, gerente regional do Sebrae.

Após a assinatura de um protocolo de intenções, que ocorreu já nesta terça-feira, será providenciada toda a documentação de maneira célere nos próximos dias para que o Sebrae comece a funcionar no município.

“Vamos procurar agilizar toda a documentação para o quanto antes esse serviço entrar em funcionamento. É muito importante para uma estância turística como Serra Negra contar com o apoio do Sebrae para o desenvolvimento de todo esse ciclo econômico”, afirmou o prefeito.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico explica como será o investimento do município. “O custo será mínimo, muito pequeno perto do retorno que a instalação desse posto trará ao município. Grosso modo vamos ceder internet, telefone, um funcionário, mas vamos também buscar contrapartida das empresas porque afinal de contas é um ganho para o mercado em geral, com capacitação de funcionários e empresários. Mais conhecimento gera mais qualidade e consequentemente melhores serviços prestados, o que favorece uma maior arrecadação. A Prefeitura entrará como uma investidora e com a formalização e qualificação de profissionais esse recurso acaba voltando.”

“Estou muito feliz e agradeço imensamente ao prefeito Sidney Ferraresso, que já tinha a intenção há muito tempo de trazer o Sebrae para Serra Negra, e agora esse sonho está se concretizando”, finalizou.

Publicado às 22h18