Benefícios da ingestão de proteínas para o nosso corpo

Saiba como a alimentação com proteínas pode beneficiar a saúde e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Você já ouviu falar que os alimentos que ingerimos interferem ativamente em nossa saúde? Pois é, cada vez mais é comprovada cientificamente a influência dos hábitos alimentares em nossa energia vital.

Quem acompanha o “estilo de vida fitness” adotado por muitos atualmente, sabe que as dietas geralmente são baseadas em alimentos ricos em proteínas.

Pensando nisso, o assunto desse artigo será as proteínas. Por que elas são tão importantes e como elas podem ser grandes aliadas na manutenção e promoção da saúde do nosso corpo?

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Afinal, o que são proteínas?

As proteínas são moléculas orgânicas formadas por aminoácidos – responsáveis por funções corporais como crescimento e reparação de células e tecidos. Essas moléculas ajudam na produção de enzimas, hormônios, anticorpos, neurotransmissores, na contração muscular, no transporte de substâncias entre o corpo, no metabolismo celular em geral e na reposição de gasto de energia celular. Com base em todas essas funções, já deu para ver que as proteínas são muito importantes, não é mesmo?

As proteínas de origem animal são consideradas completas, pois possuem os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo. Já as vegetais são pobres em aminoácidos essenciais, por este motivo são consideradas incompletas. É por esse fator que pessoas que têm a alimentação privada de proteínas animais precisam de suplementação para suprir as demandas do organismo.

Quais são os principais tipos de proteínas?

Cada tipo de proteína exerce uma função diferenciada no organismo. Porém, as mais importantes são:

Albumina: é uma proteína presente no ovo que tem a função de nutrir o embrião – é muito utilizada atualmente para manutenção e construção de músculos e tecidos, auxiliando no ganho de massa muscular;

Anticorpos: atuam no processo de defesa do organismo, protegendo contra o ataque de patógenos como vírus, bactérias e substâncias estranhas ao corpo ou nocivas;

Trombina e fibrinogênio: também atuam no processo de defesa, participando ainda da coagulação do sangue e prevenção de perda de sangue na ocorrência de ferimentos e lesões;

Hemoglobina: é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos;

Globina: é uma molécula que compõe a hemoglobina, atuando em conjunto no transporte de oxigênio;

Proteínas estruturais: dão sustentação à estrutura dos tecidos, como o colágeno, a queratina e a elastina – atuando em cabelos, unhas, na estrutura da pele e da cartilagem.

Quais alimentos ingerir e quais seus benefícios?

Analisando todas as propriedades e atuações das proteínas, o ideal é que possamos ingerir alimentos que sejam ricos e possuam grandes quantidades dessas moléculas. As proteínas de origem animal são as mais completas e apresentam uma melhor absorção pelo nosso organismo.

 A ingestão proteica, além de auxiliar fisiologicamente todos os processos corporais, é capaz de ajudar a potencializar o efeito dos procedimentos estéticos.

Confira a seguir uma lista de alimentos ricos em proteína que podem ser ingeridos diariamente e que podem contribuir para o desenvolvimento de hábitos de alimentação saudável:

Carne:

Todos os tipos de carnes são fontes excelentes de proteína. Porém, as carnes brancas e magras são as mais indicadas. Por isso, deve-se sempre preferir o frango às carnes vermelhas. De preferência consuma a carne assada ou grelhada, evitando-a comer frita ou com acompanhamentos gordurosos. De forma saudável, ela é excelente estimuladora para produção de queratina e colágeno.

Cogumelos:

Os cogumelos são ricos em proteínas e existe uma variedade disponível para todos os gostos, como: shimeji, funghi, shitake e paris. Procure não ingerir com acompanhamentos ricos em sódio, como o shoyu, para aproveitar ao máximo seus benefícios proteicos.

Soja:

A soja é uma proteína de grande qualidade e constantemente ingerida por veganos. O alimento pode ser consumido das mais variadas formas, existindo inúmeras opções no mercado. Para preservar seus nutrientes e proteínas naturais, é indicado deixa-la de molho por um dia antes de seu consumo e cozinhar bem. 

Derivados do leite:

O leite e seus derivados (iogurtes e queijos) são considerados alimentos completos, contendo proteínas, carboidratos e gorduras em iguais quantidades. Procure consumir leite desnatado e queijo branco, que são versões mais saudáveis desses alimentos.

Ovo:

O ovo é um dos alimentos mais utilizados como fonte de proteína, seguido dos laticínios e carne animal. Procure consumi-lo mais cozido e com a gema levemente mole para aproveitar mais seus benefícios. Geralmente as versões fritas, com complementos calóricos e ricos em gordura, elevam o risco de colesterol ruim e podem prejudicar sua saúde.

Quinoa:

Segundo nutricionistas, a quinoa é o melhor alimento a se ingerir como fonte de proteínas de origem vegetal. O alimento se apresenta de diferentes formas, tanto em grãos, forma mista ou em flocos. Pode ser utilizado como um excelente acompanhamento para várias refeições.

Sementes:

É indicado ingerir sementes como chia, abóbora, girassol e oleaginosas em geral. Além de serem excelente fontes de proteína, são altamente nutritivas e ricas em ácidos graxos benéficos para a saúde.

Peixes:

Auxiliam na construção de músculos, sendo carnes brancas riquíssimas em proteínas. São ótima opção para quem deseja perder peso, pois possuem poucas quantidades de gordura. Além disso, auxiliam no controle de doenças cardiovasculares como a pressão arterial e o controle do colesterol ruim.

Salmão:

O salmão é uma rica fonte de proteínas e de ômega 3, considerado um dos alimentos mais saudáveis de todos, devido ao seu alto conteúdo proteico, auxilia em rápidas recuperações musculares.

Outros aspectos importantes

A ingestão de proteínas é essencial para todos os organismos e seus benefícios são incontáveis. Como pudemos ver, é possível ter uma dieta rica em proteínas com uma grande variedade de alimentos que podem ser inseridos em nosso dia a dia.

Além dos benefícios fisiológicos, a nutrição pode ser associada a procedimentos estéticos variados – como por exemplo para redução da flacidez, estrias e manutenção de resultados de cirurgias plásticas, gerando resultados satisfatórios de forma saudável.

E você, está pronta para enriquecer a sua alimentação com diferentes proteínas?

Gostou do conteúdo de hoje sobre os benefícios das proteínas para a saúde humana? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Crédito da imagem: blog.csiro.au

Publicado às 19 horas

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