14 Outubro, 2019

Nas férias escolares, proponha uma alimentação saudável e divertida às crianças

As férias escolares são muito esperadas pelas crianças, que aproveitam para brincar, gastar energia e comer coisas gostosas. Para não descuidar da alimentação delas no período, a equipe de nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo dá algumas dicas importantes.

De acordo com a nutricionista da Secretaria, Sizele Rodrigues, o mais importante é manter o equilíbrio. “Nada é proibido, desde que não seja em excesso. Assim as férias podem ser desfrutadas da melhor forma, trazendo bem estar com a alimentação e levando em conta a aproximação com as crianças e o aprendizado por ambas as partes”, ensina. Veja algumas dicas: 

- Não exagere no consumo de alimentos ultraprocessados como guloseimas, salgadinhos de pacote e bolachas recheadas.

- Sair um pouco da rotina e ter maior flexibilidade no horário das refeições é comum e válido, mas é importante lembrar que os bons hábitos devem perdurar também nessa fase do ano.

- Aproveite o tempo com a família e amigos para introduzir novos alimentos e estimular a participação das crianças no preparo de receitas saudáveis como saladas de frutas, bolos ou biscoitos caseiros.

- Proponha a criação de uma horta caseira para que elas tenham contato com a terra, cultivem e conheçam novos temperos. Diversas pesquisas mostram que o contato com o alimento desde o seu plantio, aumenta o interesse das crianças em consumi-lo.

- Nas viagens de férias, tenha à mão uma garrafa de água para manter a hidratação adequada.

- Atenção aos alimentos oferecidos, pois, por serem de uma procedência distinta da usual, podem levar a intoxicações alimentares.

- Nos cafés da manhã em hotéis, onde há uma variedade imensa de alimentos, opte for frutas, pães integrais e queijos brancos. Evite bolos e biscoitos recheados, frios ou pães com muita gordura, como croissant.

- Carregue um kit de alimentos saudáveis, como frutas, castanhas, biscoitos integrais. Caso bata a fome, você terá uma opção para não oferecer guloseimas, como bolachas recheadas e salgadinhos.

Com informações de Paloma Minke

Publicado às 6h46

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