Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista premia os 13 melhores cafés de nossa região

A 16ª edição do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista, realizado pelo Sindicato Rural de Amparo através do FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SENAR SÃO PAULO (Serviço de Aprendizagem Rural – São Paulo) premiou os melhores cafés de nosso Circuito na última sexta-feira, 27 de outubro de 2023, no espaço MammaMia House – Irapuã, em Amparo.

O Circuito das Águas Paulista produz Cafés de Qualidade, especiais. Esta é a identidade gravada em nossa história, que a cada ano se fortalece pela busca e melhoria no trato desta cultura.

O Concurso de Qualidade do Café, teve sua primeira edição em 2008, e durante estes 16 anos foi realizado pelo Sindicato Rural de Amparo sob a coordenação da Sra. Roseli Vasco de Toledo, com o objetivo de valorizar o café produzido em nossa região. Até o ano de 2021, este concurso era etapa classificatória para o Concurso Estadual.

O terreirista homenageado este ano, que representou a todos os colaboradores que no dia-a-dia estão na lida dentro da propriedade, sendo o segundo olho do dono, e exercendo com afinco e dedicação suas atividades para que o café tenha a melhor qualidade foi Valdenir Beneduzzi, da Fazenda Paineiras, de propriedade do David Accordi Tassara, em Socorro. Ele recebeu um cheque de R$ 1.500,00 (Hum Mil e Quinhentos Reais) do Sindicato Rural de Amparo pelo reconhecimento de seu trabalho. Esta homenagem tem como critério o café que alcançou a maior pontuação no Concurso.

Homenagens foram prestadas também Luiz Cintra Sutherland (in memoriam), vice-presidente do Sindicato Rural de Amparo que nos deixou no último mês. Luiz foi um grande cafeicultor, um dos sócios fundadores do Sindicato Rural de Amparo e exerceu funções na diretoria de 1972 a 2023, nestes 51 anos foi vice-presidente por várias gestões.

O presidente do Sindicato Rural de Bragança Paulista e também diretor da FAESP, Sérgio Perroni, recebeu homenagem por apoiar e acreditar no potencial de desenvolvimento da atividade Cafeeira em nossa região, trazendo novos cursos voltados para capacitação e aprimoramento desta cultura.

O Circuito das Águas Paulista tem em seu território a sede de três Sindicatos Rurais, a saber, o de Amparo que abrange as cidades de Amparo, Monte Alegre do Sul e Pedreira, o de Serra Negra que abrange as cidades de Serra Negra, Águas de Lindóia e Lindóia e o de Socorro. Neste ano, o Sindicato Rural de Amparo visando uma maior integração entre os Sindicatos Rurais e os produtores, através da Coordenadora do Concurso, Sra. Roseli Vasco de Toledo, propôs que a partir do ano safra 2024, que corresponde à 17ª edição, a organização do Concurso passe a ser rotativa, ou seja, que a cada ano um destes sindicatos seja o responsável pelo Concurso. Para tanto, durante a Cerimônia de Premiação foi realizado sorteio e o Sindicato Rural de Socorro organizará o Concurso de 2024, o Sindicato Rural de Serra Negra o de 2025 e em 2026 o Concurso retorna para o Sindicato Rural de Amparo, seguindo assim este rodízio.

O Sindicato Rural de Amparo também inovou trazendo a Exposição e Festa do Café, evento que passa a fazer parte de seu calendário de atividades anual. Esta Exposição tem o objetivo de projetar e dar oportunidade de negócios aos produtores que passam a ter um evento e espaço para apresentarem seus cafés para empresários e consumidores finais, além de obterem conhecimento através de palestras e oficinas. A exposição apresentou também empresas ligadas ao trade do Café e Praça de Alimentação com produtos elaborados com Café. 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Amparo, Marcelo Leite Vasco de Toledo, “O 16º Concurso de Qualidade do Café das Águas Paulista demonstrou mais uma vez a qualidade dos cafés produzidos em nossa região. Para maior visibilidade deste trabalho realizado há 16 anos, vimos ser importante a realização da 1ª Exposição e Festa do Café, consagrando a participação dos produtores da região que durante todo o ano buscam a melhoria de suas culturas, preparam suas amostras para os concursos regional e estadual e têm na Exposição um maior entrosamento com os demais produtores, para trocas de experiências, reciclagem de conhecimento através de palestras e oficinas ministradas por profissionais gabaritados e oportunidade de apresentarem seus produtos para empresários e público em geral”.

Segundo a coordenadora do Concurso e da Exposição e Festa do Café, Roseli Vasco de Toledo, “Nestes 16 anos surgiram muitas marcas de Cafés Artesanais no mercado, o que beneficiou o Turismo Rural da região. Cafeicultores que obtiveram bons resultados nos concursos regional e estadual, lançaram suas marcas de cafés especiais e gourmet, expandindo assim suas vendas. São cafés de excelente qualidade e atraem o consumidor para visitarem suas propriedades, conhecerem seu processo e saborearem o café em seu local de origem. Desta forma, toda a região se desenvolve e se beneficia com a Identidade Geográfica do Café. Tendo tudo isso presente, vimos que fazer o rodízio da organização do Concurso entre os três Sindicatos Rurais de nossa região, pode facilitar e ampliar a adesão de novos produtores para o Concurso. Temos na região ótimos profissionais especializados em café, desde engenheiros agrônomos até especialistas em torra, com quem os produtores podem contar para aprimorarem cada vez mais todo o processo do plantio até o produto final.”

Tendo presente a importância de caminharmos para um melhor desenvolvimento da região, tanto do ponto de vista cultural como social, foi realizada durante a programação da Exposição e Festa do Café, a Caminhada Solidária em Benefício do Centro de Assistência Social Divina Providência que atende crianças em Amparo. Esta caminhada foi organizada em parceria com a Associação Amigos do Caminho pro Interior, que levou os inscritos para conhecerem o Centro Histórico de Amparo, contemplando a arquitetura da época do café, com a guia Kate Jeremias contando curiosidades sobre este período. No retorno à Exposição e Festa do Café houve sorteio de brindes entre os participantes, doados por empresários de Amparo. As inscrições para a Caminhada resultaram no valor de R$ 950,00 (Novecentos e Cinquenta Reais), que foram entregues à instituição.

Para que todo este trabalho fosse realizado o Sindicato Rural de Amparo contou com a parceria executiva da Amaithay Editora, com o patrocínio da Fuzil, da ACECAP e do SICOOB Integrado, bem como com o apoio dos Sindicatos Rurais de Serra Negra e Socorro, das CATIs, do Caminho pro Interior, da Eco Leve e da Prefeitura da Estância Hidromineral de Amparo, a quem agradece e fortalece os laços para os próximos projetos. 

Foram premiados os três melhores cafés nas categorias Natural, Cereja Descascado, Micro-lote, Fermentado e o primeiro lugar da Categoria Orgânico.

Os produtores premiados foram:

Categoria Natural

1º lugar – David Accordi Tassara, da Fazenda Paineiras, em Socorro.

2º lugar – Ellen Fontana, da Fazenda Fronteira, em Socorro.

3º lugar – José Valdir Ferrari, do Sítio Santo Antônio, em Socorro.


Categoria Cereja Descascado

1º lugar – Tuffi Bichara, do Sítio Cafezal em Flor, em Monte Alegre do Sul.

2º lugar – Fazenda Ycatu Agronegócio, Fazenda Ycatu, em Amparo.

3º lugar – Dalcio Agostinho de Oliveira Guidetti, do Sítio São José, em Serra Negra.

?

Categoria Micro-lote

1º lugar – José Valdir Ferrari, do Sítio Santo Antônio, em Socorro.

2º lugar – Rosana Aparecida Preto da Silva Marchi, Sítio São Geraldo, em Serra Negra.

3º lugar – Jorge Luiz Benedetti, da Fazenda Benedetti, em Amparo.


Categoria Fermentado

1º lugar – Roberto Broto Marchi, Sítio São Geraldo, em Serra Negra.

2º lugar – Gabriel Penteado, Fazenda Entremontes, em Amparo. (ele não estava presente)

3º lugar – Diego Tadeu Florentino, do Sítio Santa Catarina, em Amparo.


Categoria Orgânico

1º lugar – Reginaldo Farias Santos, Fazenda Santana, em Serra Negra.

Com informações de Elaine Cristina Pereira

Publicado às 10h04

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, entrando em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique neste link 

Mande sua sugestão para a nossa redação clicando aqui