Prefeitura apresenta equipamento para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Na segunda-feira, 6, o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins, vistoriou as obras do novo equipamento da Secretaria Municipal de Saúde.  As obras do CRAA - Centro de Referência do Autista de Amparo estão sendo efetivadas na Avenida da Saudade, 498.

 

Na ocasião, o chefe do Executivo, esteve com o grupo AMA-T, formado por mães de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista, acompanhando a equipe multidisciplinar que será a responsável pelo novo Centro de Referência.

 

O local contará com atendimentos de fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicologia, fisioterapia, psicopedagogos e médicos especialistas. Serão 50 vagas inicialmente disponibilizadas e será observada a demanda para a adaptação futura da capacidade de atendimento.

 

Conforme relatou a representante do grupo AMA-T, Maria Penha De La Corte: “Anos atrás, nem no particular tínhamos o atendimento. Era uma escassez. Pensamos principalmente nas pessoas que necessitam unicamente do SUS – Sistema Único de Saúde. Esse centro vai beneficiar e muito, essa população”. Desta forma, Amparo ganhará seu primeiro equipamento voltado ao atendimento de pessoas com T.E.A.

 

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Estância de Amparo, Tamara do Amaral, o local contará com equipe multidisciplinar especializada para o autismo e com treinamento ABA (Applied Behavior Analysis, cuja tradução livre é Análise do Comportamento Aplicada), que consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. 

 

“Estou acompanhando de perto as obras e confesso que estou muito ansioso para inaugurar o mais rápido possível. Há muito empenho das mães e nosso para que esse equipamento esteja funcionando rapidamente, para o atendimento desse grupo”, ressaltou o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins.


Publicado às 17h27


Você pode diariamente receber notícias do Circuito de Notícias clicando aqui e entrando no nosso Canal do WhatsApp. Se quiser, fale com nossa redação clicando aqui.

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.