Dia da Consciência Negra: bibliotecária do Senac Itapira indica três livros escritos por autores negros

O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra (20/11), data que propõe a intensificação do debate sobre o racismo e suas implicações. Entendendo que a conscientização passa, também, pela construção da bagagem cultural, Luciana Sassi do Couto, bibliotecária do Senac Itapira, defende a importância de se consumir obras escritas por autores negros. Ela dá dicas de três livros essenciais à leitura e reforça que todos estão disponíveis na biblioteca da unidade, que é aberta à comunidade.

Luciana conta que a paixão por livros a acompanha desde menina. No entanto, como boa parte da população, a profissional não tinha referências de escritores negros. Hoje, ela defende uma disseminação mais diversa de autores como forma de fomento ao diálogo intercultural.

“Estas obras oferecem insights importantes sobre as realidades, desafios e triunfos de pessoas negras, contribuindo para uma compreensão mais completa da diversidade humana. Além disso, desconstroem estereótipos, empoderam e dão visibilidade à comunidade negra”, explica Luciana. 

Três livros imperdíveis escritos por autores negros

O Avesso da Pele (Jeferson Tenório) - O livro conta a história de um professor, que, após a morte do pai de forma bruta, sai para resgatar o passado da família. Ele refaz os caminhos do pai e, conforme a história avança, fica claro a percepção do pai quanto a sua cor e quanto ao racismo daquele ambiente. Interessante mencionar que a história se passa em Porto Alegre, sul do país, um estado que até 2017 liderava em desigualdade racial no Brasil.

Homens Pretos (não) Choram (Stefano Volp) - O autor esteve recentemente na unidade falando sobre o livro, que foi escrito para homenagear o seu pai. Volp traz vários contos de homens que não podem ser vulneráveis devido à sua cor. Se para o homem branco chorar é um tabu, dirá a um homem preto. No entanto, o livro é extremamente sensível e forte, nos fazendo questionar qual foi a última vez que nos emocionamos. Um livro indicado para todos.

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) - Luciana brinca que gosta da ideia de indicar Machado de Assis porque, além de ser fã do autor, poucos sabem que ele era negro. Nesta obra, o narrador-personagem, conta em primeira pessoa a história de sua vida, a partir de suas memórias póstumas, pois é depois de morto que ele a narra. O protagonista é o retrato da elite brasileira e, a partir desse lugar, Machado evidencia o racismo estrutural, quando o narrador descreve os personagens pretos de forma discriminatória. Ao colocar em evidência essa visão de mundo, o romance também convida o leitor a refletir sobre como essa mentalidade ecoa no Brasil na atualidade.

Aos interessados, todas as obras citadas estão disponíveis na biblioteca do Senac Itapira. Thais Floriano, gerente da instituição, reforça que a mesma, assim como todo o prédio, está aberta à comunidade e não apenas aos estudantes matriculados.

“Fica o convite para que todos possam conhecer nossas instalações, nosso acervo e participar de eventos promovidos na unidade, o que mais queremos é ter pessoas novas por aqui”, afirma a gerente.

Vozes Potentes 2ª edição

Ainda em menção ao Dia da Consciência Negra, o Senac Itapira promoverá em 29 de novembro, das 14h30 às 16h30, a 2ª edição do Vozes Potentes. Sob o tema Afrocentrar Para Ver Além, o evento contará com a presença de Bruno Reis, músico, psicólogo e educador. Através de sua história e jornada, ele busca fortalecer a luta antirracista e o combate a qualquer tipo de discriminação, além de colocar o samba no lugar de território de saber ancestral afro-brasileiro.

A programação acontecerá na biblioteca do Senac e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas diretamente com a equipe de atendimento ao cliente ou pelo site.

Serviço

Evento: Vozes Potentes 2ª edição

Data: 29/11

Hora: Das 14h30 às 16h30

Inscrições: https://eventos.sp.senac.br/evento/vozes-potentes-ii-com-bruno-reis/

Senac Itapira

Endereço: Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro – Itapira/SP
Informações: https://www.sp.senac.br/senac-itapira

Com informações de Idee Informação Corporativa

Publicado às 15h53

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.