Espetáculo “Saberes de Sabina - SOS Sassá” aborda violência contra a mulher de maneira lúdica para conscientizar crianças

Na manhã de terça-feira, 12, a atriz Mariana Schiezaro estará na instituição AFETO, em Vinhedo, com o espetáculo "Saberes de Sabina - SOS Sassá”. A apresentação é direcionada para as crianças atendidas pela instituição. Sabina é uma famosa palhaça, maga curandeira que tem em sua tenda, um “hospital encantado”.

O espetáculo começa com a chegada da Girassol, uma flor que está muito machucada, perguntando se ali é a tenda da Sabina. As personagens: Rosa Maria (Rosa vermelha), Lili da Paz (Lírio da Paz), Mirra, Dama da Noite, Samambaia e Maria Sem Vergonha, respondem que sim, mas que a grande Maga do nariz vermelho está dormindo.

O diálogo entre as flores, para acolher a Girassol permeia, de maneira lúdica e bem humorada questões educativas sobre o nosso corpo, nossas janelas, nosso alimento, a fotossíntese, as tecnologias e o poder da música como um portal de acalanto. O riso como processo de cura, a cuidar de si para poder cuidar da outra, o uso da música para organizar a mente. Tudo isso está no roteiro que entrelaça a memória das flores da tenda da Sabina, com o cuidar e a história de Girassol. Saber silenciar para cuidar umas das outras e deixar as discordâncias para depois, para focar em quem precisa de ajuda no agora, bem como o humor como canal de comunicação, sem distorcer a seriedade do assunto, está presente a todo momento. O sinal universal que todas as mulheres devem saber fazer quando estão em uma situação de risco e precisam pedir ajuda, mas não podem falar, também aparece no espetáculo de maneira sutil e educativa. “Saberes de Sabina - SOS Sassá” é um espetáculo infantil, mas pode ser adaptado para diferentes públicos. Afinal, o tema é de suma importância e quanto mais informação acerca do assunto, menos violência teremos. A sonoridade e o enredo apresentam nas personagens arquétipos de mulheres que sofrem violência. O foco dessa obra é para que as crianças saibam cuidar de si e de quem está perto. Com linguagem fácil e popular, Sabina aproxima público e personagens em uma trama que, infelizmente, gera identificação. Com isso, entre risos e outras expressões de emoção, as crianças, especialmente as meninas, aprendem sobre como se defender. Ao final, Sabina planta na instituição uma muda de uma das flores que aparecem no espetáculo, incentivando as crianças para que cuidem dela, vendo-a florescer, em sua época, lembrando da importância desse cuidado e proteção que devemos ter umas com as outras.

Mariana Schiezaro (Sabina)

Com especialização em Humor pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, a atriz iniciou sua trajetória em 1999. Em 22 anos de profissão, a atriz já atuou em 38 espetáculos, diversos festivais e mostras de teatro amador. Em 2001 formou o Grupo Nós, ainda atuante. Entrou no elenco da Cia. da Ribalta, em 2003 e em 2009 iniciou suas práticas circenses na modalidade Aéreo (Tecido Acrobático). Trabalhou ainda em 6 empresas culturais, foi arte-educadora, no terceiro setor ministrando aulas de Teatro e Circo em projetos como o “Mais Educação”, e em programas ligados às Secretarias da Assistência Social de Vinhedo e Louveira. Entre 2009 e 2012 trabalhou também como atriz no Teatro de Kaminda na empresa Hopi Hari, em Vinhedo e atualmente administra o Espaço Kardak em Vinhedo (SP), onde ministra aulas de Tecido Acrobático e Expressão Corporal.

Aprovada pelo PROAC/07 de 2020 Primeiras Obras, produziu o espetáculo "Palco das Ilusões", com direção de Karla Concá, pioneira na palhaçaria feminina. Também foi contemplada pela LAB, ocasião em que realizou exposição do mágico Kardak e produção da edição Streaming do número, “Saberes de Sabina 100% Acessível”. Dentre os projetos ligados à inclusão social e à acessibilidade da pessoa com deficiência, se destaca também com o trabalho de narração literária para o app de audiobooks infantis “Conviver para conhecer” (2020), e a atuação no espetáculo de bonecos do projeto “Turma do Bairro” da ONG SORRI CAMPINAS (2017 | 2018). Sobre a AFETO A instituição integra o Programa Selando Parcerias da Prefeitura de Vinhedo. O trabalho no campo da proteção social básica, com a finalidade de prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades, bem como do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários atende no total 60 crianças, com idade entre 6 e 12 anos, e diferentes níveis de vulnerabilidade. CMDMV - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Vinhedo O CMDMV - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Vinhedo está ligado à Secretaria de Assistência Social e sua criação foi alterada pela Lei Municipal nº 3.940/20. É um órgão colegiado, permanente, deliberativo, propositivo em suas funções e fiscalizador das políticas públicas municipais dirigidas às mulheres, com a finalidade de acompanhar, avaliar e monitorar tais políticas e ações, bem como indicar diretrizes para a política municipal de promoção da igualdade de raça, etnia, orientação sexual e o combate a toda e qualquer forma de discriminação contra a mulher. A resolução 02/2023 publicada no dia 26 de outubro de 2023 formalizou a aplicação da verba destinada para a realização de 12 espetáculos teatrais, da obra “Saberes de Sabina - SOS Sassá”.

Na última segunda-feira, 4 o CMDMV informou a Mariana Schiezaro o local e horário da primeira apresentação, destacando que não há necessidade do audiodescritor e da intérprete de LIBRAS, por não haver público com essa especificidade. Destacamos que a acessibilidade comunicacional faz parte dos trabalhos da Mariana, sendo um dos pilares da sua busca por mais inclusão nas ações de arte e cultura que representa.


As próximas apresentações estão previstas para março de 2024 e assim que o Conselho divulgar locais e horários, comunicaremos por meio das redes e assessoria.

Ficha Técnica

Concepção - Mariana Schiezaro (Palhaça Sabina)

Direção - Juliana Bordallo

Produção - Mariana Dias

Sonoplastia - Nataly da Silva

Iluminação - Janaina da Silva

Efeitos sonoros e composição /Harmonia - Janaina da Silva, Nataly da Silva e Elias Mendez

Assessoria de Imprensa - Karime Ribeiro

Publicado às 12h22

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.