Morungaba ganha Ambulatório Veterinário Municipal

O Ambulatório Veterinário Municipal “Emilia Flaibam Frare” foi entregue oficialmente à população pela Prefeitura da Estância Climática de Morungaba em uma solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (27/12).

“Esta é uma reivindicação bastante antiga da população e por meio dos vereadores e dos defensores da causa animal. Este espaço será de grande importância para o atendimento inicial dos animais. No local não serão realizadas cirurgias, lembrando que para os casos mais graves será dado encaminhamento à clínica credenciada por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas) dentro do Plano de Trabalho estabelecido pelo Departamento de Saúde”, explicou o prefeito Marquinho Oliveira.

 

Vale destacar que a prioridade de atendimento será para com as famílias que comprovadamente não têm condições financeiras de levar seus cães e gatos para clínicas particulares. Todos os protocolos do serviço serão estabelecidos conforme o Plano de Trabalho do Departamento de Saúde.

 

Localizado no prédio do Setor de Vigilância do Departamento de Saúde da prefeitura – à Rua Atílio Martins, s/nº, no Brumado - o Ambulatório Veterinário atenderá exclusivamente cães e gatos para exames clínicos, procedimentos ambulatoriais e vacinação.

 

O funcionamento será realizado de segunda a quinta-feira, das 12 às 15h, mediante agendamento, para evitar aglomeração de animais. Não serão realizados procedimentos com anestesia geral, procedimentos cirúrgicos nem internação - conforme prevê a Resolução nº 1275/2019, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que determina o que deve ou não ser realizado em um ambulatório de acordo com a disponibilidade de equipamentos e com a estrutura física do local.

 

“Esta conquista para Morungaba é de extrema importância, para que possamos dar um atendimento primário para os animais, e conseguir realizar diagnósticos e tratamentos, conforme permitido para um Ambulatório”, explica a veterinária Amanda Frare que é a profissional responsável pelo ambulatório e que também é neta da enfermeira morungabense Emilia Flaibam Frare a quem a prefeitura presta homenagem dando seu nome ao ambulatório.

 

Dona Emília, como era conhecida, além de auxiliar gratuitamente muitas pessoas como enfermeira que foi também era uma grande amante dos animais. O evento foi prestigiado pelos filhos da homenageada: Rita de Cássia Frare Cézar, Romeu Frare Filho e Rogério José Frare, os netos Irina, Igor e Rogerinho, além das bisnetas Alice e Amélia.  

 

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara, Antonio Salvador Marques; os vereadores Ramon Moraes, Reinaldo Barbosa, Rogério Fanchin e Tomas Federicci; os diretores Julio Cesar de Moraes (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer); Marcel Assis Mendes de Oliveira (Planejamento); Robson Trajano (Serviços Públicos) e Marla Stranieri (Saúde); o coordenador da Defesa Civil João Frare; o assessor de Gabinete Paulo Marine; o assessor parlamentar do deputado estadual Edmir Chedid, Nelson Koki, e o assessor parlamentar da deputada estadual Clarice Ganem e do deputado federal Bruno Ganem, Jorge Di Pietro.


Publicado às 15h42


Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.