Negócios com Transformação: empreendedorismo no terceiro setor inova em captação de recursos

O empreendedorismo de no  terceiro setor está revelando novas oportunidades de investimento e captação de recursos para negócios sociais. As organizações sociais estão transformando empreendimentos em fonte de recursos, aumentando sua receita e potencial de impacto por meio de iniciativas empreendedoras. Os negócios sociais, que buscam criar mudanças sustentáveis e melhorias, estão crescendo rapidamente. E esse crescimento não se limita apenas ao número de novas iniciativas, mas também ao amadurecimento e potencial de expansão das iniciativas já existentes.

De acordo com o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, realizado pela Pipe.Social e pelo Quintessa, houve um aumento significativo de 10% no volume de negócios sociais financeiramente sustentáveis em comparação com a pesquisa anterior realizada em 2021. Isso mostra que o uso de novas tecnologias para a gestão e operação organizacional está ressignificando as doações, tornando-as mais eficientes e potencializando seu impacto.

Um exemplo inspirador nesse sentido é a ONG Vocação, que atua na região do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo. A organização transformou sua participação no programa Nota Fiscal Paulista em uma fonte estável de receita, responsável por financiar 20% dos projetos da organização. Isso foi possível graças à otimização dos processos e à parceria com estabelecimentos comerciais que disponibilizam os espaços para o consumidor doar os cupons fiscais para a ONG.

“A Vocação, desde que foi credenciada no programa Nota Fiscal Paulista, vem a cada ano aperfeiçoando o seus processos com ferramentas que permitam maior eficiência na logística, separação e processamento dos cupons doados. Hoje são mais de 482 estabelecimentos parceiros, e processamos mais de 300 mil cupons todos os meses.” comenta Fabio Felix, gerente de comunicação e novos negócios da Vocação. 

Esses esforços resultaram em um aumento significativo na receita arrecadada por meio do programa — o que representa um investimento de R$2 milhões em projetos de educação e geração de oportunidades de trabalho e renda para jovens de periferias de São Paulo. A Vocação atua para ajudar esses jovens a conquistarem autonomia, romperem o ciclo da pobreza e contribuírem para a redução das desigualdades sociais.

Além disso, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental também mostrou que as políticas ESG (ambiental, social e governança) e as questões climáticas têm ganhado cada vez mais importância na última década. Isso tem potencializado um modelo de empreendedorismo que se baseia em transformações sociais e ambientais. Em paralelo, as organizações sociais entendem que é necessário mais do que um propósito para gerar impacto e alcançar sustentabilidade econômica e, por isso, estão adotando iniciativas empreendedoras para diversificar suas fontes de recursos.

A Vocação também desenvolve parcerias com estabelecimentos comerciais, oferecendo benefícios aos parceiros que se tornam reconhecidos como apoiadores de um negócio social de impacto. Além disso, a ONG oferece workshops aos colaboradores desses estabelecimentos, visando melhorar seu desempenho e engajamento. Como resultado dessas parcerias estratégicas, a organização conta com 482 pontos de arrecadação e gerencia a logística de distribuição de urnas e recolhimento dos cupons em mais de 20 municípios da grande São paulo e interior do estado. 

Como funciona a Nota Fiscal Paulista

A Nota Fiscal Paulista faz parte do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do governo de São Paulo. Lançado em 2007, o programa tem como objetivo reduzir a carga tributária individual e incentivar a emissão de notas fiscais pelos estabelecimentos comerciais do estado. Os consumidores podem incluir seu CPF na nota fiscal para resgatar créditos posteriormente ou doá-la a uma entidade cadastrada no programa. A doação também pode ser feita de forma automática, por meio do cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista.

Os participantes cadastrados no programa ainda têm a chance de concorrer a prêmios sorteados periodicamente pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). Desde o início do programa, foram devolvidos aos participantes mais de R$ 18,2 bilhões, entre créditos e prêmios. O sistema também distribui, mensalmente, até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelos estabelecimentos comerciais.

Sobre a Vocação

Há mais de 55 anos, a Vocação busca combater desigualdades sociais ao despertar vocações para transformar vidas. A ONG foi idealizada por empresários paulistanos que compreenderam a necessidade de criar iniciativas de fortalecimento de territórios por meio da preparação e apoio de lideranças comunitárias, fundando a Ação Comunitária do Brasil, hoje, Vocação. Desde então, a organização passou a atuar de forma colaborativa, reunindo diversas organizações e empresas, o que sustentou e permitiu a ampliação de sua atuação. Hoje em 13 estados e 135 cidades do Brasil, essa rede viabiliza seu ecossistema de inclusão produtiva de jovens, qualificando e inserindo-os em oportunidades de trabalho e renda. Há sete anos consecutivos está entre as 100 melhores ONGs do Brasil pelo ranking do Instituto Doar, referência no terceiro setor. Para mais informações, clique aqui e acesse o site da instituição.

Crédito: Divulgação Vocação

Publicado às 17h41

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.