Guri oferece vagas para cursos gratuitos de música em Águas de Lindoia, Pedreira e Serra Negra

O Guri – programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – abre de 29 de janeiro a 22 de março o período de matrículas. Ao todo são 5.234 vagas na região de Jundiaí. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino de sua preferência para verificar quais cursos têm vagas disponíveis.

Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical e nem possuir instrumento musical. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e alunos podem optar por uma diversidade de instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão, além de canto.

Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço para consulta.

A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada Polo. A lista completa dos cursos, endereço e telefone de cada polo, pode ser acessada pelo site do Guri. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa

O Guri atende cerca de 70 mil crianças e adolescentes por ano, em mais 400 unidades de ensino, localizadas em quase 300 cidades do Estado de São Paulo. Alguns polos oferecem também o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.

Confira a lista completa dos polos do Circuito das Águas Paulista

Polo Águas de Lindóia - Prefeitura

Cursos: viola caipira e violão

Telefone: (19) 3964 -7181

E-mail: polo?aguasdelindoia-prefeitura?santamarcelinacultura?org?br
Funcionamento: terças e quintas-feiras, das 8h às 11h; e das 13h às 17h
Endereço: Rua Graciliano Ramos, s/nº, Pimentéis – Águas de Lindóia/SP

Vagas oferecidas: 78

Polo Pedreira

Cursos:cordas agudas, cordas graves, madeiras, metais, percussão

Telefone: (19) 3893-3520

E-mail:polo?pedreira?santamarcelinacultura?org?br
Funcionamento: segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 11h30; e das 13h às 17h
Endereço: Rua Antônio Provati, 301, Jardim Triunfo - Pedreira/SP

Vagas oferecidas: 182

Polo Serra Negra

Cursos: coral, iniciação musical, percussão e violão
Telefone: (19) 3842-2496

E-mail: polo?serranegra?santamarcelinacultura?org?br
Funcionamento: segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h; e das 13h às 17h
Endereço: Praça Lions Internacional, 80, Centro – Serra Negra/SP

Vagas oferecidas: 143

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura - GURI: CTG Brasil; Tauste; Arteris; Cipatex; Maza; Novelis; BASF; Grupo Colorado; Valgroup; Sicoob; CART; Instituto Center Norte; Capuani; Indústrias Colombo; Usina Santa Maria; Grupo Maringá; MRS; Agibank; ACIF Franca; Tegma; Cocamar; Usina Ipiranga; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos e Pirelli.

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

Santa Marcelina Cultura  

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Publicado às 8h20

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.