Holambra confira 50 casos de dengue, em 2024

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra intensificou a partir desta segunda-feira, 19 de fevereiro, as ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue.  Além das atividades preventivas e de conscientização que ocorrem rotineiramente, como visitas nas residências para monitoramento, coleta e reconhecimento de larvas; atividades em unidades escolares; e mutirão e entrega de material informativo, os servidores realizam agora ações direcionadas em áreas onde são registrados casos da doença.  

“Primeiro os agentes vão até a residência onde há um caso confirmado para reconhecer um possível foco e orientar os moradores. No dia seguinte há uma ação de bloqueio e controle de criadouros em 150 metros no entorno da casa”, explicou a médica veterinária da Vigilância Ambiental de Holambra, Angela Varella Katz. “No terceiro dia é feita, nesses locais, uma nebulização, que é a aplicação de inseticida para matar os mosquitos adultos e possivelmente infectados com o vírus da dengue”.

Desde 20 de janeiro, a cidade realiza mutirões de combate ao mosquito todo sábado. A mobilização conta com agentes que fazem visitas às residências. O trabalho consiste na retirada de possíveis criadouros, orientações ao morador e entrega de material informativo.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, Holambra confirmou este ano, até agora, 50 casos de dengue. No ano passado inteiro foram 17 – com uma morte. Entre os bairros mais atingidos estão o Jardim Morada das Flores, Parque dos Ipês, Jardim das Tulipas, Imigrantes e Centro. Uma situação que reforça a necessidade da prevenção para evitar a doença. 

Para o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, é fundamental o trabalho em conjunto entre Prefeitura e população. “Pedimos para que a população abra as casas para os agentes”, explicou. “Também é necessário que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito sejam tomados de maneira frequente, independentemente da estação do ano, evitando o acúmulo de água parada e monitorando sempre o jardim e o quintal. Cada um deve cuidar do seu jardim, do seu quintal, para evitar os criadouros”.

No Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria. O telefone da Vigilância Ambiental é o (19) 3802-7978. Em caso de suspeita de Dengue, a orientação é procurar a unidade de saúde o mais rápido possível.

Como combater o mosquito:

- Vedar caixas d´água
- Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
- Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
- Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
- Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana

Sintomas da Dengue:

- Febre alta
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Dor nos ossos e articulações
- Manchas vermelhas no corpo

Publicado às 12h35

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal do WhatsApp clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.