Cidades da região realizam ações contra a Dengue no fim de semana

As cidades da Região Metropolitana de Campinas programaram para este sábado, 23 de março, o segundo Mutirão de Combate a criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya.

Os municípios vivem uma epidemia de dengue e a medida faz parte de um pacote de ações definidas entre os chefes do executivo e secretários municipais. “Estaremos realizando a Operação Cata Bagulho e os Agentes de Saúde e de Endemias passarão de porta em porta para instruir como prevenir e combater a Dengue”, ressalta a Secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart.

O 2º Mutirão de Combate a Dengue estará acontecendo nos seguintes bairros: Vila Canesso, Vila Nova, Vascon, Santa Cruz, Residencial São Joaquim e Jardim São Nilo. 

A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, resultando em desidratação. Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Veja algumas das medidas de prevenção: Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa; Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol; Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros; Tampe os tonéis e caixas d´água; Mantenha as calhas limpas; Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Mantenha lixeiras bem tampadas; Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas; Coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas); Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados; Evite produtos de higiene com perfume porque podem atrair insetos; Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Com informações de Glauco Mazzetto

Publicado às 11h31

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.