Participe do Grupo para Controle do Tabagismo de Serra Negra

O Grupo para Controle do Tabagismo ‘Respire Fundo’, promovido pela Prefeitura Municipal de Serra Negra, por meio da Secretaria de Saúde, convida aqueles que desejam parar de fumar para participar das suas reuniões.

Os encontros estão sendo virtuais e os interessados devem entrar em contato com a Prefeitura, fazer seu cadastro e receber as orientações para participar. É preciso ser morador de Serra Negra.

COMO PARTICIPAR

Cadastro

Os interessados devem enviar um e-mail para gruporespirefundo@gmail.com informando seu nome completo, data de nascimento, telefone de contato, Cartão do SUS e endereço.

Estrutura técnica

1) Por ser na modalidade virtual, o interessado deve ter acesso à internet no celular ou no computador.

2) No caso do celular, dê preferência para conexão com wi-fi para que não já consumo excessivo dos dados móveis do usuário – podendo o mesmo ficar sem acesso.

3) Instale o aplicativo de reuniões virtuais ZOOM. Veja abaixo os links:

- Celular android: clique AQUI

- Celular IOS: clique AQUI

- Computador: https://zoom.us/download

O PROJETO

O Grupo Respire Fundo é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Programa Municipal para Controle do Tabagismo. Em Serra Negra, ele foi criado em 2017 e conta com uma equipe de profissionais incluindo médico, psicólogo, nutricionista e farmacêutico.

Após as quatro sessões iniciais, se o paciente já sentir-se preparado para parar de fumar, poderá solicitar a triagem não-médica (que no momento será realizada de modo virtual), onde serão colhidos os dados pessoais do tabagista, sua história tabágica, além de avaliado qual o grau de dependência do fumante (baixo, moderado ou alto).

Após a triagem não-médica, o paciente é encaminhado para a consulta médica, no qual será avaliado quanto à possibilidade de dar início ao tratamento medicamentoso (medicação oral e adesivos). O paciente é acompanhado durante todo o processo de cessação do tabagismo, trabalhando as estratégias, os sinais de abstinência, as pressões familiares e sociais, o acompanhamento medicamentoso e os motivos para continuar sem fumar.

No final do tratamento medicamentoso, o paciente será orientado a retornar ao grupo na modalidade virtual a cada 30 dias por até um ano, como estratégia para prevenção de recaída e como modelo motivacional aos demais participantes do grupo.

Todo tratamento farmacológico é fornecido gratuitamente pelo SUS (medicação oral e adesivos), desde que não haja contra-indicações médica ao uso (avaliadas pelos clínicos gerais do grupo) e a dispensação dos medicamentos fica vinculada à participação semanal do usuário ao grupo nas reuniões virtuais. O tratamento completo tem duração de cerca de quatro meses. 

Publicado às 18h02

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro