AFPESP comemora Dia da Árvore plantando mudas em Serra Negra

Ontem, 21/9, no Dia da Árvore, a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) realizou ação alusiva à data e ao seu aniversário, plantando 90 mudas de espécies frutíferas, uma para cada ano de sua existência, na Unidade de Lazer de Serra Negra, na região paulista do Circuito das Águas. São 10 pés de pitanga, 10 de nêspera, oito de amora, oito de maçã, oito de ameixa, oito de pêssego, oito de caqui, oito de pera, 12 de gabiroba e 10 de grumixama.

A entidade, que completará 90 anos em novembro próximo, sendo a maior instituição representativa da América Latina, com 244 mil associados, já havia catalogado e colocado placas de identificação, com QR Code, nas árvores da Unidade de Lazer de Campos do Jordão. Antes, realizou levantamento da flora e classificou 36 espécies diferentes de plantas no bosque mantido na área. Foram identificadas espécies nativas, algumas ameaçadas de extinção, como a samambaiaçu, muito explorada para uso em vasos de xaxim.

Nas unidades de Areado, em Minas Gerais, e Lindoia, em São Paulo, também houve a classificação das árvores. Na primeira, identificaram-se 41 espécies diferentes e na segunda, 12. Nesta ultima, também foram colocadas plaquinhas com QR Code.

Compensação ambiental

A AFPESP, em outra frente de ação ecológica, está cedendo gratuitamente áreas em suas fazendas para que produtores rurais realizem a recomposição de mata nativa e cumpram a exigência do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) quanto à Reserva Legal, que, no território paulista, deve ser de 20% do total da propriedade. O programa da entidade contribui para a recuperação da cobertura de florestas e permitirá que imóveis rurais nos quais não há mais espaço disponível atendam às exigências legais. O cultivo da vegetação será de responsabilidade dos agropecuaristas interessados.

O presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, salienta que "a entidade somente tem condições de fazer o empréstimo de áreas graças à adequada gestão ambiental de suas propriedades, nas quais há excedentes de vegetação nativa caracterizados como Reserva Legal, que podem, conforme estabelece a lei, ser utilizados como ativos florestais para compensações por parte de imóveis rurais inadimplentes quanto às obrigações estabelecidas pelo Código Florestal".

Álvaro Gradim ressalta, ainda, que, além do aspecto ecológico, a entidade está contribuindo para a regularização de fazendas e sítios, inclusive de pequeno porte. "E isso é imprescindível, pois a inscrição no CAR e a respectiva regularização ambiental são obrigatórias para todos os imóveis campesinos do País, condicionando até mesmo o acesso ao crédito rural e evitando multas e sanções". O novo Inventário Florestal do Estado, referente a 2020, indica existirem 5.670.532 hectares de vegetação nativa em vários estágios de recomposição. A área equivale a 22,9% do território paulista.

Catalogação científica da fauna

A Coordenadoria de Meio Ambiente da AFPESP também já realizou a catalogação da fauna da área dos imóveis das suas unidades de lazer dos municípios de Amparo, Serra Negra e Socorro, no interior paulista. "Nosso propósito foi conhecer melhor as condições ecológicas das propriedades, visando preservar a natureza e garantir sua sustentabilidade", observa Álvaro Gradim.

O trabalho foi realizado pela Pró Ambiente - Assessoria Ambiental, que constatou não haver espécies ameaçadas de extinção dentre as catalogadas nas áreas da três unidades de lazer. Segundo os especialistas dessa empresa, a fauna tem grande importância na manutenção dos ecossistemas florestais, por disseminar sementes e manter o equilíbrio ecológico. Conhecê-la auxilia na conscientização, preservação e respeito ao meio ambiente pelas pessoas.

Com informações de Simone Câmara

Publicado às 6h32

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial  

Colabore com a nossa equipe e ajude a financiar o nosso projeto - https://pag.ae/7X4cbmsYQ