Fim de semana de aniversário tem Encontro de Corais, apresentação da Banda Lira, teatro e exposições

O fim de semana de aniversário de 201 anos de Itapira traz atrações diversificadas e para diversos públicos.

No sábado pela manhã, às 9 horas, a equipe da Secretaria de Promoção Social e do CREM (Centro de Referência Especializado da Mulher) promove uma ação educativa na Praça José Bonifácio em parceria com a Associação Comercial e Empresarial.

À noite, a Igreja Matriz de Santo Antônio abriga a 29ª edição do Encontro de Corais a partir das 19h00. O anfitrião Coral Cidade de Itapira, sob regência da Maestrina Marcela Pereira, se apresenta ao lados do Coral Santa Teresa, de Mogi Guaçu, e do Coral Lírico O Mensageiro, de Rio Claro. A entrada é franca e os organizadores pedem a doação de 1kg de alimento não perecível em prol dos Vicentinos.

No domingo, dia do aniversário da cidade, a programação começa às 8h00 com o Ato Cívico de hasteamento das bandeiras em frente à Casa da Cultura “João Torrecillas Filho”. Em seguida haverá uma homenagem no Monumento do Lions Clube e apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal.

Às 9h00, na Praça do Ciclista no bairro Santa Bárbara, haverá saída do Mini Passeio de Bicicleta organizado pela AIC (Associação Itapirese de Ciclistas) em parceria com a Prefeitura. O percurso pelas ruas da cidade é de 6 quilômetros.

Também às 9h00 haverá a abertura da exposição Toy Fonseca – Caleidoscópio das Artes no Museu Histórico. Com curadoria do fotógrafo Fábio Zangelmi, a exposição apresenta parte do acervo fotográfico de Luiz Antonio da Fonseca, mais conhecido como “Toy Fonseca”, figura ilustre da cidade de Itapira pela sua atuação na política e como radio jornalista e diretor da Rádio Clube de Itapira. Toy foi responsável pela programação musical, disseminação de informações e cobertura jornalística de uma série de eventos marcantes e importantes para a história do município de Itapira. Dessa forma, o acervo conta com fotos de Itapira somadas a imagens da época que Toy Fonseca estudou Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Nesse período ele integrou a cena de vanguarda da música e do teatro na cidade de São Paulo, frequentando os festivais da MPB, participando do elenco da peça Morte e Vida Severina, dirigida por Silnei Siqueira e Roberto Freire e baseada na obra homônima de João Cabral de Melo Neto, com a qual teve a oportunidade de excursionar pela Europa participando de festivais como o de Nancy, na França, onde a peça ganhou os prêmios de crítica e público. Graças a seu amor pela fotografia, Toy fez inúmeros registros de todos esses momentos relatados acima, gerando um acervo riquíssimo, tanto do ponto de vista histórico, quanto artístico, dado o olhar criativo e ousado desse artista plurissemiótico.

A visitação no local segue até 17h00. O Museu de História Natural também estará aberto das 10h00 às 16h00 com suas exposições temporárias e permanentes.

O projeto Muro Retrato, viabilizado pela Lei Aldir Blanc e idealizado pelo fotógrafo Luís Galaverna e pela ilustradora e designer Mônica Machado, também é uma das atrações. Ao longo dessa semana, os artistas finalizaram a aplicação das estampas em diversos pontos da cidade que prestam homenagens à Congada Mineira de Itapira e aos profissionais de saúde. As intervenções podem ser apreciadas no Palco do Parque Juca Mulato, ao lado da Casa da Cultura, ao lado do Museu de História Natural, na Estação Fepasa e no prédio do Ambulatório Pós-Covid (ao lado do Hospital Municipal).

Às 16h00 o anfiteatro da Escola Estadual “Dona Elvira Santos de Oliveira” recebe o espetáculo circense “Caravana Roliday”, da Cia. Tomara que Não Chova. Caravana Roliday é o encontro inusitado do Maluco Mestre de Cerimônia Catraca (Marcos De Vuono) com o explosivo palhaço Espuleta (Rodrigo Senden). Os dois se unem trazendo a pureza e a alegria do palhaço para a rua. Entre malabarismos, mágicas, e “perigosos números”, homenageiam o picadeiro do circo. A atração é livre para todos os públicos e os ingressos podem ser retirados no local com 40 minutos de antecedência.

Finalizando a programação do dia, a Banda Sinfônica Lira Itapirense faz um concerto especial de aniversário no Parque Juca Mulato a partir das 19h30. A entrada é franca.

Cronograma

Sábado, 23 de outubro

9h00 – Mobilização na Praça Bernardino de Campos sobre o Programa Sinal Vermelho

19h00 – Encontro de Corais na Igreja Matriz de Santo Antônio

Domingo, 24 de outubro, aniversário da cidade

8h00 – Hasteamento da Bandeira em frente à Casa da Cultura

8h30 – Homenagem Monumento Lions Clube

9h00 – Apresentação do Canil da GCM no Parque

9h00 – Saída do Passeio de Bike da Praça do Ciclista

9h00 às 17h00 – Exposição fotográfica “Resgate do Acervo de Toy Fonseca” por Fábio Zangelmi no Museu Histórico

10h00 às 16h00 – Museus abertos para visitação

16h00 – Teatro “Caravana Roliday”, no anfiteatro do ESO

19h30 – Concerto da Banda Sinfônica Lira Itapirense no Parque Juca Mulato

O dia todo - Intervenção Artística Urbana “Muro Retrato”

Publicado às 9h30

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial